Qual a Melhor Assadeira Antiaderente ou Cerâmica? Confira e Escolher!

Qual a Melhor Assadeira

A assadeira é um item essencial em qualquer cozinha. Mesmo para quem pouco cozinha, elas são indispensáveis para a preparação de pratos que precisam ir ao forno.

Atualmente, existe uma diversidade de tipos e modelos de assadeiras, como assadeira elétrica ou assadeira com grelha. Aliás, há modelos que vão do forno direto para a mesa, dando um toque todo especial na apresentação do prato.

Quando se trata de preparar uma receita, o seu passo a passo é importante. Mas pensar nos itens e utensílios domésticos para o preparo, é igualmente necessário.

Nesse ponto, quando se trata de uma receita para assar, escolher a assadeira certa fará toda a diferença na qualidade e sabor da comida.

As assadeiras são as responsáveis por preparar vários alimentos, dar forma aos bolos e tortas, entre outras receitas deliciosas. Por isso, é difícil viver sem elas!

Mas, como há diversas opções no mercado de acordo com o objetivo de seu uso, preparamos este artigo para te ajudar a escolher as melhores assadeiras para a sua cozinha.

Além disso, escolhemos as 06 melhores assadeiras do mercado, para você comparar todas, e encontrar com mais facilidade, o modelo ideal para comprar!

Como Escolher Uma Assadeira

Definir critérios para escolher uma assadeira pode parecer bobagem para quem não tem muita habilidade na cozinha. Mas isso não é verdade! Afinal, como dissemos, esse utensílio é fundamental para qualquer receita assada.

Por isso, há uma variedade muito grande no mercado, com materiais, formato, dimensões e opções de limpeza diferentes. E, saber quais são as mais adequadas para as suas necessidades, é fundamental.

Acompanhe abaixo os 5 critérios que consideramos essenciais para saber, antes de comprar uma assadeira.

Material de fabricação

O primeiro critério que ressaltamos é o material que a assadeira é feita. Afinal, ele tem total relação com o alimento que você irá preparar.

As assadeiras mais comuns são feitas de alumínio, cerâmica ou vidro, e todas cumprem a mesma função: assar alimentos.

Mas, apesar das diferenças entre elas não serem grandes, é importante conhecer qual a indicação de cada tipo.

Tipos de materiais

Assadeira de alumínio:

    são opções para assar bolo, pão ou qualquer alimento que precise ficar mais tempo no forno, inclusive é a melhor assadeira para carne.

Pois o alumínio distribui o calor e temperatura, igualmente por todo o utensílio, otimizando o trabalho do forno.

Além disso, há modelos antiaderentes, o que facilita na hora da limpeza. Pois o revestimento não permite que os alimentos grudem na assadeira.

Assadeira de vidro:

    são ideias para alimentos que necessitam de um cozimento mais lento e gradual, como lasanhas, pudins ou tortas.

Pois elas demoram mais para aquecer, e cumprem a função de condutoras de calor. A Marinex de vidro é a marca mais conhecida no mercado.

Esse tipo de assadeira também pode ir do forno à mesa, otimizando o tempo e a decoração da mesa. Elas também são resistentes ao choque térmico, podendo ir em superfícies geladas logo que saem do forno.

Porém, as assadeiras de vidro não são antiaderentes. Por isso, não são boas opções para massas que precisam ficar muito tempo ao forno, por exemplo.

Assadeira de cerâmica: esse tipo de assadeira possui as mesmas funções que a de vidro: são ideais para alimentos que têm cozimento mais lento, podem ir do forno à mesa e são ótimas opções para decorar a mesa.

Saiba outras opiniões:  

A diferença aqui ficará por conta do seu gosto pessoal.

Outra dica importante é verificar se a assadeira é antiaderente, e com qual material ela é feita, pois a melhor assadeira antiaderente deve ser a que é livre de PFOA, substância tóxica para o nosso organismo.

Formato

O formato da sua assadeira também é um critério super importante de se analisar. Decidir entre uma assadeira redonda ou retangular é necessário para o preparo do alimento.

Assadeiras redondas são boas para assar bolos e tortas, por exemplo. Já as retangulares, por serem mais espaçosas, podem são melhores para preparar carnes e pão.

Há ainda as assadeiras com outras formas geométricas, como o formato de coração. Essas são muito usadas principalmente por quem vende produtos alimentícios, como confeitaria, boleiras etc.

Mas nada impede que você tenha uma dessas na sua casa, para dar uma cara diferente à sua receita.

Você também pode encontrar no mercado, opções de forma com fundo removível, geralmente usadas por boleiras e confeiteiros no preparo de bolos e tortas. Mas também são comuns no preparo de alimentos caseiros.

A nossa dica é que você tenha, pelo menos, uma assadeira de cada formato. Assim, o seu leque de opções na cozinha será maior.

Dimensões

Assim como o formato da assadeira, as dimensões dela também são importantes. Pois há opções de diferentes tamanhos e várias opções de compra. Podemos encontrar assadeiras pequenas para cupcakes, e até as maiores, de 40 cm.

Por isso, se o seu objetivo é preparar alimentos em grandes porções, o ideal são as assadeiras maiores.

Mas, se você prepara alimentos em pequenas porções, é melhor se restringir às menores. Assim, além de serem as ideais para o seu uso, ocupará menos espaço na sua cozinha também.

Alguns fabricantes podem informar as dimensões em litros ao invés de centímetros. Isso pode auxiliar no preparo de alimentos, identificando exatamente a porção da receita. Principalmente para os que comercializam produtos alimentícios caseiros.

Conjunto ou unitárias

Quando se trata de analisar a quantidade de assadeiras que está comprando, é fundamental comparar opções que vendem o conjunto com as assadeiras unitárias.

Atualmente, há uma infinidade de opções, seja as vendidas em kit, com assadeiras de diversos tamanhos e formatos, ou as unitárias. Cada uma delas tem os seus prós e contras, mas esses fatores dependerão do seu uso.

Para verificar esse critério, é necessário analisar o propósito da compra, seu uso e se você já tem assadeira em casa.

Se você está começando a montar a sua casa, ou precisa renovar as suas assadeiras, os conjuntos são as melhores opções, pois seu custo benefício é melhor.

Agora, se o seu uso é restrito ou ainda se precisa de um tipo específico, invista nas unitárias. Assim, você comprará aquela ideal para as suas necessidades e não se arrependerá da compra.

Pode ou não ir na máquina de lavar louças

Você sabia que nem todas as assadeiras podem ir na máquina de lavar louças? Isso ocorre, pois há especificidades para cada tipo de material, como sensibilidade dos materiais dos produtos, e até temperatura da água da lavagem.

Então, se você faz uso da máquina de lavar louças para otimizar seu tempo na cozinha, se atente a esse detalhe quando for adquirir a sua assadeira, para que não haja problemas nem com a sua máquina, e nem com o seu utensílio doméstico.

As  6 Melhores Assadeiras

Melhores Assadeiras

Agora que você já conheceu todos os principais critérios para levar em consideração na escolha da sua assadeira, confira a seleção que fizemos com as 06 melhores marcas de formas do mercado.

1 – Nordic Ware Assadeira grande Naturals, pacote com 2, prata.

Esse conjunto de assadeiras da Naturals é importado, com fabricação nos Estados Unidos, e vem com 2 assadeiras grandes, com espaço para mais alimentos se comparado às assadeiras padrão.

Ela é feita de alumínio puro e ideal para assar doces e salgados, ou até servir como assadeira de pão. Suas dimensões são 53,3 x 38,1 x 2,5 cm (AxLxC).

Por ser um produto importado, seu preço é um pouco mais alto. Mas são duas assadeiras excelentes, e feitas com materiais de primeira qualidade.

Olhe isso:  

2 – Forma de Bolo Nº 24, Aluminio Oliveira, Prata

Se você está se perguntando qual a melhor assadeira para bolo, essa pode ser a opção ideal para você! Feita de alumínio polido, material que facilita a limpeza, pode ser usada tanto em fogões a gás quanto elétricos, e também pode ir na lava louça.

Essa é uma das formas de bolo redonda com um ótimo custo benefício. Você adquiri uma, e a terá por muitos anos.

3 – Tramontina Assadeira Rasa de Alumínio com Revestimento Interno Antiaderente, Graf 20053028

Essa assadeira antiaderente Tramontina é a clássica da marca. Sua forma antiaderente proporciona segurança no preparo dos alimentos, e otimiza seu tempo na cozinha, pois eles não irão grudar na forma.

Há diferentes formatos dessa assadeira, e elas podem ser utilizadas em fornos a gás ou elétricos. Além disso, também podem ir na máquina de lavar.

Essa assadeira Tramontina é vendida de forma unitária por um preço bem acessível. Sem dúvida, vale a pena ter uma.

4 – Assadeira Funda de Alumínio com Revestimento Interno Antiaderente Tramontina Brasil Vermelho

Mais uma opção da marca Tramontina, essa assadeira também pode ser considerada um clássico da marca. O destaque vai para a cor vermelha do utensílio, que pode dar um charme na decoração da sua mesa.

Ela também possui forma antiaderente, pode ser utilizada em fornos a gás ou elétricos e ainda pode ir na máquina de lavar. Na dimensão 27.3 x 20 x 5.3 centímetros (AxLxC), está disponível.

5 – Assadeira para Pizza de Alumínio com Revestimento Interno Antiaderente Tramontina Brasil Vermelha

Essa assadeira para pizza é feita de alumínio com forma antiaderente, que trará praticidade no seu dia a dia.

Além disso, a cor vermelha dará beleza à sua mesa, seja em uma noite de pizza com amigos, ou mesmo no jantar com a família.

Ela possui 35 cm de dimensão interna, e as dimensões externas são 36.6 x 36.6 x 3 centímetros (AxLxC).

Como as outras assadeiras da marca, ela pode ser utilizada em fornos a gás ou elétricos, e ir na máquina de lavar sem problemas.

6 – Assadeira Redonda de Alumínio com Revestimento Interno Antiaderente Tramontina Brasil Vermelho

A nossa última opção deste artigo é mais uma assadeira da Tramontina. Dessa vez, a de formato redondo, com 22 centímetros de dimensão interna.

Ela também possui forma antiaderente e a cor vermelha. Inclusive, ela, junto com as duas opções anteriores, pode formar um conjunto de assadeiras Tramontina.

Suas dimensões externas são 23.7 x 23.7 x 5.4 centímetros (AxLxC).

Agora que você já conhece tudo sobre assadeiras, boas compras!

Saiba mais: 

Achou Útil o Artigo? Compartilhe nas redes socias e ajude o nosso pequeno blog a crescer

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *