Qual o Melhor Jogo de Tabuleiro para Comprar em 2022?

Neste artigo apresentaremos qual o melhor jogo de tabuleiro para comprar em 2022.

A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeras mudanças de hábitos de vida para todos. Ficando mais tempo em casa, as pessoas passaram a investir mais em artigos de conforto para o lar e, na mesma proporção, em entretenimento em família (ou não).

Mas os jogos de tabuleiro são usados para diversão e entretenimento há muito tempo. As opções vão desde os mais tradicionais até os mais modernos, embalados por histórias de ficção e fantasia.

Os jogos de tabuleiro online também surgiram como uma opção barata (inclusive gratuita em muitos casos) e permitindo que pessoas que moram sozinhas ou com limitações de locomoção também possam experimentar essa modalidade de jogo tão divertida e empolgante.

Se você está em busca dos melhores jogos de tabuleiro para família, ou ainda de jogos de tabuleiro online, fique com a gente e conheça nossa lista com os 7 melhores:

1 - Jogo da Vida com Aplicativo Conferir Preço
2 - Dixit (Galápagos) Conferir Preço
3 - Jogo Batalha Naval, Grow, Multicor Conferir Preço
4 - Sociedade dos Salafrários - Meeple BR Jogos Conferir Preço
5 - Jogo Cara a Cara Brinquedos Estrela
Conferir Preço
6 - Jogo War (Grow)  Edição Especial  Conferir Preço
7 - Imagem e Acção - Jogo Imagem e Ação 2 Grow Conferir Preço
*Carcassonne - 2ª Edição Conferir Preço
*Zombicide
Conferir Preço

Conheça um pouco mais sobre os jogos de tabuleiro

Desde o início da civilização, a humanidade pratica o ato de se aprofundar em cenas e situações que se aproximam da realidade mas que, na verdade, são “realidades inventadas” através de jogos de tabuleiro.

Calcula-se que os primeiros jogos de tabuleiro da história, tiveram sua origem em 5000 a.C. na Mesopotâmia e no Egito. Sendo os mais antigos o Senet e Jogo Real de Ur, à época conhecidos como “jogo de passagem da alma”.

A crença era que os jogos de tabuleiro serviam como artigo de diversão e entretenimento após a morte, ou seja, os jogos do falecido eram enterrados junto com seu corpo, para que ele pudesse jogar pela eternidade, se livrando do tédio pós morte.

De acordo com o pesquisador Theo Van Ees, tudo e todos passaram pela roda seda, que era a principal fonte de trocas comerciais e culturais da época.

Nesse sentido, tudo sofreu influência: a cultura, a arte, as crenças religiosas, assim como novos pensamentos e ideias. Saiba mais o melhor

Foi desta forma que os jogos alcançaram regiões pouco prováveis, como o Uzbequistão e afetou a maneira de jogar Gamão no Norte da China.

Com o passar do tempo e com as transformações provocadas pela Revolução Industrial, os jogos de tabuleiro foram fortemente difundidos e passaram a ser produzidos em larga escala para que pudesse atender a qualquer classe, dando origem a uma indústria cultural lucrativa e próspera.

Até este momento os jogos lançados não tinham como foco uma estratégia bem elaborada. Sua jogabilidade era bastante simples e mecânica.

Porém, o Jogo da Vida lançado em 1960 se apresentou como um marco na história dos jogos de tabuleiro, com mais de 45 mil cópias vendidas. Inspirado no The Landlord’s Game, Maggie Phillips o criou para ensinar a teoria de taxa simples do economista Henry George.

A partir daí, muitos outros jogos com níveis de estratégia diferenciados e regras bastante complexas foram surgindo, as partidas passaram a ser mais longas e os jogadores passaram a vivenciar uma experiência de pura imersão em fantasia e mundos recriados para o entretenimento.

Conheça os 7 melhores jogos de tabuleiro em 2022

Agora que conhecemos um pouco mais sobre o surgimento e a evolução dos jogos de tabuleiro, temos uma noção melhor de seu objetivo e do motivo destes jogos nos remeterem a um mundo de fantasia e estratégia.

Os melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos são aqueles que conseguem prender nossa atenção, nos motivar a jogar e exigir de nós níveis estratégicos distintos..

Conheça os 7 melhores jogos de tabuleiro para você e sua família.

1 – Jogo da Vida com Aplicativo

Jogo Da Vida - Novo App - Estrela

O Jogo da Vida é, sem dúvidas, um dos maiores jogos de tabuleiro de todos os tempos.

Nesta versão com aplicativo, temos toda a jogabilidade do clássico com um toque de modernidade.

Melhor Notebook Gamer Para Comprar em 2022

Sua história ocorre como os acontecimentos da vida humana como a compra de um imóvel, acidentes, multas, casamento, filhos, etc. Nesta versão com aplicativo, o pagamento de multas e todas as transações financeiras do jogo podem ser realizadas através do celular.

2 – Dixit (Galápagos)

Dixit

Vencedor do prêmio de melhor jogo do ano em 2010, consiste na escolha de uma carta da mão do jogador. A partir daí, ele deve pensar em uma frase inspirada nesta carta e a coloca virada sobre a mesa.

Em seguida, cada jogador vai colocando uma carta sobre a mesa, que acha que tem conexão com a frase escolhida. Depois, as cartas são embaralhadas e reveladas. Saiba qual o melhor mouse game aqui.

Por fim, os jogadores votam na carta que julgam se encaixar melhor com a frase apresentada pelo primeiro jogador.

É um excelente jogo para jogar em família e de simples entendimento para os mais novos.

3 – Batalha Naval (Grow)

Jogo Batalha Naval, Grow, Multicor

O jogo de Batalha Naval é um verdadeiro clássico entre os jogos de tabuleiro. O objetivo é posicionar seus navios de forma estratégica para afundar todos os navios do adversário.

4 – Sociedade dos Salafrários

Sociedade dos Salafrários - Meeple BR Jogos

Neste jogo, você e sua família vão experimentar uma realidade inventada, onde cada um assume um papel de uma celebridade em um encontro anual de artistas.

Para jogá-lo é preciso um nível considerável de estratégia, manipulação e mentira, pois o personagem deve roubar sem deixar pistas para o investigador. Ou seja, se você pretende jogar com crianças, este não é um jogo ideal.

5 – Cara a Cara (Estrela)

Jogo Cara a Cara Brinquedos Estrela

O Cara a Cara da Estrela é um jogo de tabuleiro muito estimulante para a memória e identificação de características físicas.

O objetivo é descobrir quem é a cara que o jogador adversário esconde.

6 – Jogo War (Grow)  Edição Especial 

Jogo War Edição Especial Grow

Chegamos a outro clássico que sempre fica entre no top list dos melhores jogos de tabuleiro de todos os tempos.O War é um jogo de estratégia de alto nível, com partidas muito longas onde cada jogador tem um objetivo específico para derrotar o adversário.

O tabuleiro do jogo tem o desenho de um mapa mundi, onde os jogadores posicionam suas tropas a fim de dominar novos territórios.

Vale lembrar que War é um jogo para pessoas que curtem passar um longo tempo jogando.

7 – Imagem e Acção (Grow) – Jogo Imagem e Ação 2 Grow

Imagem e Ação da Grow também é considerado um clássico. Sempre citado quando o assunto é decidir quais são os melhores jogos de tabuleiro.

No jogo, cada jogador assume o papel de um “desenhista”, com a função de transmitir à equipe uma palavra ou expressão.

O que torna o jogo mais divertido é que é estritamente proibido falar, usar números, gestos ou mímicas.

As únicas ferramentas para o “desenhista” é um lápis e um papel para desenhar e seus colegas dispõem de uma ampulheta para cronometrar e limitar o tempo de adivinhação.

Quais os melhores jogos de tabuleiro para duas pessoas

Existem jogos de tabuleiro que se tornam possíveis somente com mais de 3 jogadores, ou que não são tão divertidos de jogar com poucas pessoas.

A maioria dos jogos de tabuleiro listados em nosso review podem ser jogados por apenas duas pessoas, no entanto, os que vamos te apresentar logo abaixo, são os melhores para jogar a dois.

Se na maior parte do tempo você dispõe de apenas dois jogadores, aconselhamos que sua escolha seja baseada nessa quantidade, para que você não tenha que ficar esperando visitas para usufruir de seus jogos de tabuleiro. Click aqui e veja  a melhor cadeira game.

Desta forma,  apontamos esta pequena lista com os melhores jogos de tabuleiro para duas pessoas:

Carcassonne

Este jogo requer um alto nível de estratégia. Suas peças simbolizam partes do Sul da França e o objetivo é expandir seu território ou dominar uma nova cidade, estrada, mosteiro ou campo a partir de uma nova peça colocada no tabuleiro.

Inspirado no mundo dos quadrinhos, o Zombicide nos imerge em muita fantasia e criaturas míticas. O jogador pode experimentar a sensação de caça e caçador a cada minuto.

Como escolher o melhor jogo de tabuleiro?

Separamos esta parte da leitura para que você, que pretende dar início a este hobbie, possa fazer a escolha de um primeiro jogo que seja compatível com as pessoas que irão jogar e, assim, tornar a experiência mais agradável.

Então antes da compra, observe o perfil de cada um dos integrantes de sua família ou dos moradores da casa, ou ainda das pessoas que pretende convidar para o jogo de tabuleiro.

É preciso observar fatores como: idade do jogador, sua aptidão estratégica, seu apego tecnológico, seu nível de atenção, suas habilidades mentais e de concentração.

Observando cada um destes aspectos, você poderá escolher o jogo mais indicado para o grupo. Assim não tem erro na sua escolha e seu jogo não ficará jogado num canto da casa.

Você pode comprar o melhor jogo de tabuleiro de todos os tempos, mas se sua experiência ao jogá-lo não for agradável, ele não cumprirá seu papel de diversão e entretenimento.

Então vamos às dicas:

Duração das partidas e dificuldade do jogo:

Sempre considere a idade dos jogadores antes de escolher o jogo para comprar. Ou seja, para cada idade, um estímulo diferente prenderá a atenção e manterá o interesse no jogo.

Para crianças de até 10 anos de idade, os jogos ideais devem ter partidas curtas e lúcidas, de no máximo 30 minutos, pois elas se cansam mais facilmente.

Já para os adolescentes com 12 anos de idade ou mais, os jogos de tabuleiro que exigem mais paciência e estratégia são os mais indicados.

Além disso, os jogos com regras mais complexas e partidas mais longas são os que mais prendem a atenção de um jogador nesta idade.

Jogos de Tabuleiro em que possam jogar 2 ou mais jogadores:

Os jogos de tabuleiro para grupos maiores são sempre mais divertidos, pois proporcionam interação, competitividade e se tornam mais dinâmicos.

Caso sua família seja pequena, busque jogos para dois ou mais jogadores, que podem ser jogados em qualquer número de participantes.

Jogos de Tabuleiro com Aplicativo

Com os avanços tecnológicos, os jogos de tabuleiro também acabaram entrando na onda de aplicativos. Algumas interações que no passado eram feitas através de peças, dinheiro de mentirinha, ou qualquer tipo de transação da partida, hoje podem ser feitas via aplicativo.

Ou seja, os jogos se tornam mais dinâmicos e divertidos, chamando atenção da galera mais tecnológica e que não deixa o celular de lado. Os aplicativos atendem tanto o sistema Android quanto o IOS.

Conclusão

Os jogos de tabuleiro passaram por um forte movimento de modernização: aplicativos, jogos de tabuleiro online, tabuleiros de materiais exclusivos, etc. Porém, a essência permanece.

Mesmo com toda a tecnologia, os jogos de tabuleiro seguem com seu propósito de divertir e entreter através de níveis diferentes de estratégia, interação, fantasia e suas próprias regras.

A diversão em família, no atual cenário da pandemia do novo coronavírus acabou restringindo nosso convívio social.

Aproveite para criar momentos de interação e diversão em família, colaborando com o desenvolvimento dos pequenos e sem deixar de lado a diversão dos adultos.

Gostou das dicas? Então escolha o melhor jogo de tabuleiro e se divirta!

Veja mais:

Achou Útil o Artigo? Compartilhe nas redes socias e ajude o nosso pequeno blog a crescer

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *