Quem não gosta de tomar um bom café, não é mesmo? Seja de manhã, a tarde ou depois da janta, essa deliciosa bebida sempre cai bem!
E que tal aprender diferentes métodos de fazer café para surpreender seus convidados? É justamente isso que você verá neste post!
4 métodos de preparo de café
Veja agora diferentes maneiras para diferenciar o cafezinho de todos os dias.
Mixer
Com certeza, você já viu alguma propaganda na televisão com aqueles cafés cheios de espuminha que dão água na boca, não é mesmo? E sabia que dá pra fazer isso em casa, sem ter uma cafeteira profissional? Para isso, você só precisa de um mixer.
Ele custa bem baratinho, cerca de R$20,00 apenas, é pequeno e funciona com pilhas AA. Com ele, você saberá como fazer café simples, e também outras variações como, por exemplo, o latte macchiato, o cappuccino e o dalgona coffee.
Como fazer café coado no pano
Se você quer dar um gostinho de casa da vovó à sua bebida, use um coador de pano, pois ele é capaz de influenciar no sabor do café.
Para ter um coador perfeito, você precisa comprar um que seja 100% feito de algodão. Então, passe uma pequena quantidade de café, mas não tome essa primeira dose. Jogue-a fora para retirar algumas impurezas que possam ter vindo da loja.
Em seguida, lave o pano apenas na água corrente, sem usar detergente. E aí sim, você poderá usá-lo normalmente!
Como fazer café de qualidade
Muitas pessoas colocam a água para esquentar, e só desligam quando ela já está borbulhando. Ou seja, já passou dos 100 graus Celsius. Mas isso não é o correto!
O ideal é deixar no fogo até que comece a borbulhar, sem ficar muito intenso sabe? Nessa fase, a água está por volta dos 90 graus Celsius, e é exatamente aí que devemos desligar.
Com essa dica, você já sabe como fazer um bom café coado, não é mesmo?
Usando a cafeteira
A cafeteira é considerada a melhor amiga dos amantes de café. Todo fã dessa bebida precisa de um bom modelo em casa, para poder usá-la sempre que quiser.
VEJA ESSES TAMBÉM:
E agora você vai aprender bons métodos de preparo de café pdf na cafeteira com as dicas a seguir.
- Nunca misture o cafezinho novo com um velho! Se tiver um restinho na garrafa, jogue-o fora antes de fazer novamente. Isso evita que a bebida fique amarga;
- Não coloque açúcar na água. Passe o café normalmente, e só depois use o açúcar ou adoçante. Isso evita que a bebida fique muito “melada” ou que alguém tome sem querer, pois há pessoas que preferem o cafezinho puro;
- Compre uma cafeteira com uma grande potência, de preferência a maior possível;
- Não faça grandes quantidades para não sobrar muito. O ideal é tomar o café até uma hora depois de feito. Portanto, prefira fazer de pouco em pouco e beber algo fresco sempre que quiser. Isso evita o desperdício desnecessário também;
- Não reaproveite o filtro de café se ele for de papel! Essa dica parece óbvia, mas não custa reforçar. Só use novamente se ele for feito de pano, pois essa é realmente sua função.
Preparação de um café reação química
E para finalizar esse post, você sabia que ao passar o seu cafezinho, você está promovendo uma reação química? É isso mesmo!
Acontece que, ao fundir a água quente com o grão, seja ele moído ou torrado, uma reação será gerada, e se transformará na bebida, que é uma verdadeira paixão nacional. Aliás, não só nacional, mas mundial!
Além disso, há alguns compostos químicos no café. São eles:
- A cafeína;
- Niacina, uma substância que também é conhecida como a Vitamina B3;
- Ferro, sódio, cálcio, potássio e magnésio.
Saiba mais: