Que o cão é o melhor amigo do homem é um fato que não podemos negar, inclusive, se pudéssemos, viveríamos por toda vida com eles, porém, como a ciência ainda não evoluiu para tal façanha, o que nos resta é buscar formas de prolongar seu tempo conosco! Mas você sabe quais são as principais medidas a se tomar?
Por essa razão que preparamos este artigo. Saiba agora quais são os 5 passos a se fazer para que seu pet tenha uma vida mais longa e saudável. Confira!
1 – Fique atento ao peso do bichinho
De fato, o peso do seu cão é o primeiro indicativo sobre se está tudo certo ou completamente errado no seu organismo. Portanto, fique sempre atento a qualquer alteração se baseando no porte e raça do pet. Quando ele perde peso, a primeira coisa que buscamos é sobre “como engordar o cachorro rápido”.
Contudo, tome cuidado, pois quase sempre a perda de peso se associa a alguma doença como verminose e anemia. Então, quando há perda significativa, é preciso acender uma luz amarela e procurar um médico veterinário quanto antes.
Quando o seu pet vem ganhando peso, o caso muda porque será necessário regrar a alimentação disponível para ele, colocando-o na linha com uma alimentação balanceada e exercícios. Pois é, pensou que só nós humanos que fazemos dietas?
2 – Socialize seu cão para uma vida mais feliz!
Os cachorros são animais altamente sociáveis e eles também gostam de interações, portanto, não basta ele ver apenas a vida pelas frestas do portão, mas conviver com outros animais. Isso diminui as chances de que ele desenvolva alguma fobia e tristeza. Quer saber a Melhor ração para seu cão e deixar ele mais feliz? Veja este artigo!
Além da interação, tenha sempre afeto por ele, pois eles precisam de amor. Assim, fortalecerá o vínculo que tem entre você e proporcionará uma vida mais longa e plena.
3 – Faça exames regularmente para avaliar a imunidade do seu cão
No momento que você perceber seu pet quieto e sonolento na maior parte do tempo, é um dos sinais de que ele pode estar com a imunidade baixa. Para isso, realize sempre exames com ajuda do seu médico veterinário regularmente.
O cachorro com imunidade baixa é um perigo. Portanto, para que seu pet não chegue a esse ponto, atualize sempre o cartão de vacinação e cuide de sua higiene. Isso porque insetos parasitas como pulgas e carrapatos são vetores de doenças.
Alimentação Ruim dos Pets Causa Sobrepeso, Veja Isso Urgente!
Por essa razão, procure dar um banho pelo menos uma vez na semana e aplicar loção antipulgas. Para os carrapatos, é possível adquirir remédios em forma de comprimidos para uma ótima eficiência.
4 – Adicione vitaminas na dieta do seu cão
As vitaminas são o verdadeiro remédio para aumentar a imunidade do seu cachorro. Adicionando na dieta do seu pet, favorece que ele tenha uma vida de maior qualidade. Conheça a seguir quais são as mais comuns:
- Vitamina A: para fortalecer a visão;
- Vitamina B: melhorar o metabolismo do seu cachorro;
- Vitamina D: responsável pela melhor absorção de cálcio e mantém a saúde muscular do animal;
- Vitamina E: ajuda a prevenir a distrofia muscular.
5 – Tenha acessórios interativos
Exercícios que fortaleçam a mente do seu cãozinho são essenciais para uma boa desenvoltura e prolongar a sua vida de forma prazerosa. Sempre procure o estimular com brinquedos interativos para deixá-lo mais feliz.
Melhorar a saúde do seu cão é algo possível e o segredo é o amor para com ele. Afinal de contas, cuide de quem faria de tudo para lhe ver feliz sem nunca cansar de recebê-lo depois de um dia estressante. Gostou das dicas? Então coloque-as em prática e deixe seu cãozinho com maior qualidade de vida!