Com os espaços cada vez mais compactos, muita gente fica confusa na hora de mobiliar ou decorar apartamentos pequenos.
Mas, com algumas ideias para apartamentos é possível mobiliar e decorar o local, sem deixar aquele aspecto de casa “abarrotada”.
De acordo com uma pesquisa do Sindicato da Habitação (Secovi), feita em 2019, apenas no estado de São Paulo, a venda de apartamentos com menos de 45 m² mais do que dobrou desde 2015.
Assim, fique por aqui e confira sugestões e ideais para apartamentos pequenos, mas que são muito bem-vindas para espaços maiores também!
8 ideias para Apartamentos
1 – Paredes Claras
Uma das ideias para apartamentos pequenos é apostar nas cores claras nas paredes. Isso porque tonalidades claras dão a impressão de espaços maiores.
No entanto, evite o branco, que suja com muita facilidade e pode até fazer efeito contrário. As melhores tonalidades para paredes são, por exemplo: creme, gelo, amarelo pálido e tons pasteis em geral.
Saiba mais:
Por outro lado, não precisa abrir mão da modernidade também. Por exemplo, é possível ter uma parede de cor mais escura. Isso transmite mais alegria e elegância ao apartamento.
Também, ao apostar em paredes de tonalidade claras, você pode optar por móveis mais escuros.
2 – Boa iluminação para apartamentos pequenos
Com o espaço compacto, ter um bom sistema de iluminação em apartamentos pequenos é algo fundamental. A intenção não é só aumentar a dimensão do espaço, mas realmente iluminar – já que apartamentos pequenos tendem a receberem menos luz natural.
Evite, por exemplo, ideias para apartamentos maiores, que se dão bem com apenas um foco de iluminação no centro do teto dos ambientes.
No caso de apartamentos menores, esta tática não é conveniente, pois o ambiente fica ainda menor e mal iluminado. Ninguém deseja ter uma casa escura, não é mesmo?
Mas, então, como fazer? Simples! Invista em mais pontos de iluminação.
Uma das ideias para apartamentos são as luminárias verticais. Além de iluminar bem e dar impressão de amplitude ao ambiente, é uma opção muito bonita – que funciona como uma verdadeira decoração super elegante.
3 – Ideais para apartamentos: espelhos são bem-vindos!
Calma lá! Não é para sair pendurando espelhos pelo apartamento todo!
A proposta é colocar espelhos em locais estratégicos. Por exemplo, um espelho horizontal na sala é uma opção.
Já nos outros ambientes ou ainda na sala, aposte em objetos de decoração espalhados. Há quadros e painéis de espelhos estilizados que ficam lindos e modernos, além de aumentarem a amplitude do ambiente.
Além disso, você não fica com a casa cheia de espelhos pendurados na parede– o que não é nada bonito, concorda?
Ainda, colocar espelhos comuns em excesso pode até confundir o trânsito das pessoas pela casa e até causar acidentes. Em especial, se houverem moradores idosos ou crianças.
4 – Aproveite os Cantinhos
Até mesmo os apartamentos pequenos possuem aqueles cantinhos que acabam ficando sem utilidade. Mas, eles são ótimos espaços para acomodar peças e móveis, em especial, do tipo multifuncional.
Assim, uma das ideias para apartamentos é acomodar uma estante, armário ou outra peça do tipo. Dessa forma, você aproveita e espaço e ganha mais um local para armazenar e organizar itens em geral.
5 – Nichos e prateleiras suspensas
Uma ideia para apartamentos pequenos ou maiores que chegou para ficar! Os nichos ou as prateleiras suspensas deixam o ambiente clean, além de serem práticas e permitir economizar espaços.
Há nichos e prateleiras suspensas de diversos modelos e tipos hoje em dia. E o melhor é que podemos guardar tudo nelas, além de acomodar por diversos cômodos da casa: sala, quarto, banheiro, etc.
6 – Móveis Multifuncionais
Uma das ideias para apartamentos já bastante conhecida, mas que vale lembrar. Os móveis do tipo multifuncional ou multiuso são opções práticas não só para os apartamentos pequenos.
Por exemplo, puff’s que funcionam como baús podem ser colocados na sala ou no quarto. E, dentro deles, guardar revistas ou outros artigos que costumam ocupar muito espaço.
Além de economizar espaço no apartamento, as coisas ficam bem mais organizadas e armazenadas.
Camas com baú são outras excelentes opções. É possível guardar roupas de cama no compartimento. Assim, o guarda roupa fica com mais espaço disponível para nossas peças de vestuários.
Até mesmo porque lençóis, edredons, colchas, travesseiros ocupam muito espaço, quando não estão sendo usados.
Igualmente no banheiro e área de serviço, estantes e armários multiusos são ótimas opções! Os cômodos e as nossas coisas ficam mais organizados.
Saiba mais:
Além disso, há modelos super modernos e bonitos de móveis funcionais para a casa toda.
7 – Ambientes Integrados
Aqui, uma das ideias para apartamentos que demandam um pouquinho mais de trabalho. Mas, vale a pena – tanto para apartamentos pequenos quanto maiores.
Integrar a sala e a cozinha é mais uma das tendências que vieram para ficar. Esta integração dá praticidade e modernidade a casa, além, é claro, de ser muito útil para espaços compactos.
Esta integração pode ser total ou mais sutil. No caso, demolir uma das paredes. Ou, então, apenas recortar parte dela – integrando sala e cozinha.
Mas, atenção! Contrate um serviço especializado para fazer esta alteração, pois é preciso analisar a planta do apartamento, certo?
8 – Decoração Minimalista
Menos é mais! E, por fim, uma das ideias para apartamentos mais compactos é seguir tendências da decoração minimalista. No entanto, o minimalismo é muito bem-vindo em apartamentos maiores – pois o ambiente fica clean, além de prático para organizar, limpar e viver! > Saiba Como Manter A Geladeira de Um Apartamento Organizada
Neste caso, vale seguir as dicas para uma decoração minimalista, como ideias para apartamentos:
- Cores: O minimalismo pede por cores neutras. Por exemplo, branco, preto, cinza, verde escuro, azul
escuro, vermelho.
Neste caso, é possível mesclar cores, mas nunca em exagero.
- Materiais: vidro, metal, madeira não estilizada, gesso e revestimentos com estilo básico. São os principais materiais usados no minimalismo e ótimas ideias para apartamentos.
- Luxo X Simplicidade: é mais uma das características do minimalismo. Ao mesclar peças luxuosas e simples, encontramos um equilíbrio perfeito para ambientes minimalistas harmônicos.
- Poucos itens decorativos: a decoração minimalista não combina com excesso de peças decorativas e bibelôs. Assim, equilibre isto na hora de decorar estantes, bancadas, etc.
O ideal é objetos decorativos de tamanho médio. Além disso, manter poucos deles pela casa e não espalhar pequenas peças pelo apartamento todo.
- Organização: não existe minimalismo em apartamentos pequenos ou maiores sem organização. Além de decorar e mobiliar com as ideias para apartamentos é fundamental manter a organização da casa.
7 Responses