A Importância De Usar Camisinha Sempre

Importância De Usar CamisinhaOs preservativos são muito importantes para as relações sexuais hoje em dia. Além disso,os preservativos também são muito eficazes na prevenção de várias doenças sexualmente transmissíveis. 

Embora os preservativos não sejam 100% resistentes a doenças, sua taxa de sucesso é de cerca de 90%.  Abaixo estão alguns dos benefícios do uso de preservativos:

Muitos casais acham que fazer sexo com preservativo reduz o prazer sexual. Mas isso está completamente errado. 

  • Fazer sexo usando um preservativo aumenta a quantidade de prazer sexual.
  • Os preservativos evitam gravidezes não planejadas. 
  • Se você faz sexo usando camisinha, pode ficar a salvo de doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, gonorreia, sífilis, etc. 
  • Muitos homens podem não perceber que podem fazer sexo por muito tempo usando camisinha, o que não é possível sem camisinha. 

Diferentes marcas de preservativos oferecem lubrificantes de sabores normais e diferentes, não há necessidade de usar lubrificantes separadamente. 

Você pode usar glicerina se realmente precisar e não use óleo. 

Isso ocorre porque o óleo quebra o látex, fazendo com que o preservativo perca sua eficácia. Cerca de 5% das mulheres em todo o mundo têm alergia ao sêmen masculino. 

Se sua parceira é alérgica ao sêmen, você pode controlar essa alergia usando preservativo por 6-7 meses. No entanto, é melhor não usar preservativos para casais que são alérgicos a preservativos.

A maioria dos homens coloca preservativos em suas carteiras. Se você mantiver um preservativo na carteira, existe a possibilidade de esfregar ou perfurar enquanto estiver sentado.

Temperaturas excessivas também podem prejudicar a eficiência. Isso pode acontecer mesmo se você colocá-lo embaixo ou dentro do armário. 

Pressão e calor excessivos fazem com que os preservativos se rompam na maioria das vezes. Portanto, os preservativos devem ser mantidos normais.

Deve-se notar que, embora tratamentos e medicamentos tenham sido desenvolvidos para tratar infecções como HIV, gonorreia, hepatite ou outras DSTs, o preservativo ainda é a forma mais eficaz de proteção para homens e mulheres.

Cuidados importantes com preservativos

Importância De Usar Camisinha

  1. Abra a embalagem com cuidado e não use dentes ou objetos pontiagudos que possam danificar o preservativo. 
  2. Use preservativos apenas uma vez. 
  3. Após o uso, dê um nó e jogue-o na lixeira.
  4. Coloque-o em um local hermético, não o guarde em uma carteira ou em um local hermético por muito tempo.
  5. A embalagem pode ser danificada pelo calor e fricção
  6. Não utilize camisinhas que estejam fora do prazo de validade.
  7. Caso o preservativo estoure, procure um médico para analisar sua situação.

O calor do momento fala mais alto, principalmente quando a atividade sexual está associada ao consumo de bebidas alcoólicas, é mais provável que ocorram relacionamentos desprotegidos.

Clamídia

Também causada por bactérias, a clamídia afeta homens e mulheres. Isso é conhecido como uma doença “silenciosa” porque os sintomas são raros. 

Estes incluem corrimento vaginal anormal, sensação de queimação ao urinar, sangramento, mas as mulheres podem chegar a extremos,como infertilidade.

Gonorréia 

A gonorreia pode causar complicações graves. Os principais sintomas são ardor ou dor ao urinar junto com a necessidade de urinar com frequência, corrimento vaginal ou peniano turvo, dor abdominal, dor testicular e inflamação do reto ou reto.

Hepatite B

A hepatite B é uma infecção perigosa que pode levar à cirrose do fígado ou câncer de fígado em alguns casos.

Os sintomas são semelhantes aos de outros tipos de hepatite, como febre, dor de cabeça e dores musculares, fadiga, perda de apetite, vômitos, diarreia e amarelecimento da pele e dos olhos, mas nem sempre os sintomas aparecem.

Sífilis 

Pode ter sintomas despercebidos e, portanto, a infecção permanece na máscara por tempo suficiente para causar problemas mais sérios. Se perceptível, pode haver feridas genitais, erupções cutâneas, manchas vermelhas nas mãos e pés, febre, perda de cabelo, dores musculares, dores de cabeça e fadiga.

Cancro mole

Devido a uma infecção bacteriana, o principal sintoma das aftas são feridas graves e muito dolorosas nos genitais. 

Após a infecção, pode levar até 15 dias para o corpo mostrar sua primeira reação. Além de feridas, dor de cabeça, febre e fraqueza também são sintomas desta doença.

Hpv

O HPV, o vírus do papiloma humano, é a principal causa de câncer do colo do útero, o segundo tipo de tumor mais comum em mulheres.

O principal sintoma é uma pequena verruga nos genitais mas as lesões nem sempre são visíveis a olho nu, por isso são necessários exames periódicos de Papanicolau.

Segundo estudo recente, cerca de 50% dos homens paulistanos são portadores do vírus, mas nem sempre a doença se manifesta, o que facilita sua disseminação. 

Quando ocorre em homens, o HPV pode facilitar a incidência de câncer de pênis. As vacinas também estão disponíveis para esta infecção. 

No entanto, a vacina é indicada apenas para crianças e adolescentes, pois deve ser administrada antes do início da vida sexual.

Aids

 A Aids é uma das doenças mais perigosas que podem ser transmitidas através do contato sexual. 

A doença é causada pelo vírus HIV e enfraquece o corpo humano, tornando-o suscetível a outras doenças, que podem ser fatais. 

Assim como o HPV, não há cura, mas há controle e pode levar até 10 anos para se manifestar. Antes que os primeiros sintomas apareçam, a maioria dos portadores não sabe que está infectada. Por isso, é sempre melhor confiar em preservativos.

Deve-se lembrar que o uso do preservativo é a forma mais eficaz de se proteger das doenças sexualmente transmissíveis.

No entanto, a proteção não é absoluta afinal, o sexo oral e as preliminares podem expor os parceiros a várias dessas infecções.

Achou Útil o Artigo? Compartilhe nas redes socias e ajude o nosso pequeno blog a crescer

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *