Melhor Adoçante em 2022: Conheça Os 3 Melhores

Saber qual o melhor adoçante para emagrecer é muito importante, pois a diminuição do consumo de açúcares é uma das principais mudanças alimentares para quem deseja emagrecer de forma saudável ou, simplesmente, começar um processo de reeducação alimentar.

Desta forma, é muito provável que você já tenha parado em frente às prateleiras do supermercado e se deparado com uma infinidade de adoçantes, de todos os preços e com todo tipo de ingrediente na composição.

Se você é uma destas pessoas, deve se perguntar: Afinal, qual o melhor adoçante para emagrecer?

1 - Xilitol Conferir Preço
2 - Eritritol Conferir Preço
3 - Stevia Conferir Preço

Portanto, fique conosco e confira a lista dos 3 melhores adoçantes para emagrecer em 2022 e quais devem ser evitados.

Mas antes de conhecermos os melhores adoçantes, vamos saber um pouco mais sobre a conexão entre uma alimentação saudável, a perda de peso e a importância de saber qual adoçante mais saudável para nos auxiliar no processo de emagrecimento.

Substituir açúcares por adoçantes ajuda mesmo no emagrecimento?

Essa é uma pergunta que ecoa nas mentes de muitas pessoas que estão em busca de perda de peso através de reeducação alimentar. Portanto, é importante que possamos respondê-la com clareza.

Por muito tempo, só se encontrava no mercado poucas marcas de adoçantes, com ingredientes nocivos em sua composição e com um sabor nada agradável ao paladar. Ou seja, o resultado foi uma grande resistência das pessoas em aceitar substituir o açúcar por um adoçante de qualidade.

No entanto, atualmente o mercado oferece uma gama variada de adoçantes, com ingredientes saudáveis e que podem acelerar a perda de peso, além de contribuir para a prevenção de doenças como diabetes e obesidade.

Então vamos lá: a substituição de açúcares por adoçante ajuda mesmo no emagrecimento?

A resposta é sim! 

Mas não existe milagre ou uma promessa fantasiosa nesta resposta. Ou seja, o adoçante nos auxilia no processo de emagrecimento unido a várias outras mudanças no estilo de vida.

De acordo com estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde), de tudo o que consumimos durante um dia, apenas 10% deve ser composto por carboidratos cristalizados comestíveis, ou seja 2000 calorias em nossa nutrição diária. O consumo ideal de açúcares por dia é de no máximo 50g.

Talvez agora, com essas informações você esteja se lembrando dos cafezinhos no trabalho, sempre com açúcar, mas devemos estar atentos, também, aos produtos industrializados.

Por exemplo: uma única latinha de refrigerante, além de tantos outros ingredientes artificiais, contém 37g de açúcar, ou seja, 74% do que devemos consumir em um dia.

Concluímos então que, ao optar por um melhor adoçante você passa a consumir uma quantidade menor de açúcar. Em outras palavras, você deixa de ingerir carboidrato, reduzindo o consumo calórico para que possa emagrecer.

Para que o emagrecimento aconteça de fato, é preciso que o gasto calórico seja maior do que a ingestão de calorias, portanto, eis a importância da prática de atividades físicas em nossa rotina.

Agora, sem mais delongas, vamos à lista:

Conheça os 3 melhores adoçantes para emagrecer em 2022

1 – Xilitol

Adoçante Natural Xilitol

O Xilitol é um adoçante natural resultante de um álcool de açúcar. Possui um sabor muito próximo do açúcar que consumimos tradicionalmente, além de ter um índice calórico de 2,4 por grama, aproximadamente.

Uma das principais vantagens em consumi-lo, é que ele não aumenta os níveis de glicose no sangue, evitando os (nada agradáveis) picos de insulina.

Além de ser uma boa opção de substituição ao açúcar, ainda traz benefícios para os dentes, pois diminui o risco de cáries e, também, contribui para melhorias na densidade óssea, prevenindo doenças como a osteoporose através da potencialização da absorção de cálcio.

Apesar de ser um dos melhores adoçantes, deve-se evitar exageros no consumo pois, por ser um álcool, pode causar efeitos colaterais ao sistema digestivo.

2 – Eritritol

Eritritol Apisnutri 300G

O Eritritol também é um álcool de açúcar e está no topo da lista de melhores adoçantes para emagrecer . Sendo considerado um adoçante natural, seu sabor é muito doce ao paladar e apresenta baixas calorias.

Além disso, também pode ser encontrado em algumas frutas.

Outro fator importante é que não possui um índice glicêmico alto, ou seja, para as pessoas com taxas de colesterol e triglicerídeos elevados, é uma excelente opção por não elevar os níveis de glicose no sangue.

Deve-se evitar seu consumo excessivo, mesmo que seja um adoçante natural, pois também se trata de um álcool e pode ser nocivo ao sistema digestivo se consumido em grandes quantidades.

3 – Stevia

Adoçante Stevita

É um adoçante muito conhecido e que oferece poucas calorias. Sua origem vem das folhas de uma planta de nome Stevia Rebaudiana, utilizada na culinária e para fins medicinais.

Existem estudos que comprovam que a Stevia traz benefícios à saúde pela redução da pressão arterial para casos de preexistência da doença.

Além disso, também é indicada para os pacientes diabéticos pois concede melhoras na sensibilidade à insulina.

Finalmente, podemos atribuir a este adoçante a redução do colesterol LDL oxidado e a prevenção da formação de obstrução nas artérias.

Assim como para os outros dois adoçantes anteriores, ressaltamos a mesma atenção ao consumo exagerado, pois também pode causar efeitos colaterais.

Quais adoçantes devem ser evitados?

Assim como existem os melhores adoçantes, também existem aqueles que devem ser evitados.

É importante conhecê-los para que, na hora da compra, você tenha certeza de que está adquirindo um produto que trará benefícios à sua saúde e que te ajudará a alcançar seu objetivo, seja ele de emagrecimento, de controle de diabetes ou de outra doença, ou ainda para manter uma dieta balanceada.

Vamos conhecer brevemente os adoçantes que devem ser evitados na sua dieta, bem como os motivos para evitá-los:

Aspartame

Através de um estudo realizado na Universidade de Liverpool, concluiu-se que o Aspartame, por ser um adoçante artificial, quando misturado com um corante se torna altamente tóxico para as células cerebrais.

Além disso, o Aspartame pode elevar os índices glicêmicos no sangue assim como o açúcar, ou seja, contribui para a ocorrência de diabetes através da ingestão da sua ingestão em refrigerantes diet .

Sucralose:

A sucralose é resultante de um processo químico no açúcar onde três grupos de hidrogênio-oxigênio são substituídos por átomos de cloro.

Após um estudo realizado com 17 pacientes portadores de obesidade mórbida que consumiam adoçantes artificiais frequentemente, notou-se que aqueles que consumiram sucralose tiveram os níveis de açúcar no sangue elevados em 14% e os de insulina em 20%.

Ou seja, a sucralose contribui para elevação dos níveis de insulina e açúcar no sangue.

Além disso, quando submetida a altas temperaturas (cozimento), a sucralose pode interagir com outros alimentos e dar origem a substâncias cancerígenas.

Xarope de Milho de Alta Frutose

Esse tipo de adoçante é muito encontrado em refrigerantes e snacks infantis e está associado à evolução de síndrome metabólica a longo prazo.

Através de um estudo de um professor da Universidade da Califórnia, descobriu-se que este xarope fica estocado em forma de gordura no fígado, ocasionando resistência ao hormônio da leptina, que é o principal responsável pela sensação de saciedade.

O Xarope de Milho de Alta Frutose produz danos irreversíveis a longo prazo.

Agora que você conhece os melhores adoçantes e, também, aqueles que devem ser evitados, precisamos deixar claro que não existe uma dieta perfeita, sem nenhum alimento prejudicial.

Ou seja, no processo de reeducação alimentar, não devemos adotar uma dieta rigorosa e restritiva, pois a longo prazo isso não se sustenta.

Mas devemos evitar o consumo de alimentos que contenham substâncias nocivas à nossa saúde e procurar consumir, no dia-a-dia, alimentos naturais e de qualidade.

Qual adoçante é mais saudável para quem tem diabetes?

Se você está em busca de emagrecimento, agora já sabe quais são os melhores adoçantes para emagrecer.

Porém, se além da obesidade você tem diabetes , por exemplo, é muito importante saber qual adoçante é mais indicado para o consumo.

O adoçante mais saudável para quem tem diabetes é o não calórico . Lembre-se de que alguns adoçantes (como vimos na lista anterior) podem provocar o aumento dos níveis de açúcar no sangue, bem como dos níveis de insulina.

Portanto, qual adoçante é mais saudável para quem tem diabetes?

O melhor adoçante para pessoas com esta doença, é a Stévia. Além de ser de origem natural, a Stevia aumenta a sensibilidade à insulina, colaborando com o tratamento do diabetico.

Como a Stevia também contribui para redução dos níveis de colesterol LDL oxidado, ela também evita que outras comorbidades surjam no organismo, minimizando os risco de outras doenças.

Como vimos logo no início desta leitura, os adoçantes entram na dieta como uma forma de diminuir o consumo de açúcar na alimentação diária: cafezinhos, sucos, chás e alimentos em geral.

Porém, é preciso associar o consumo de adoçantes à prática de atividades físicas e a uma dieta balanceada.

Veja isso:

Dicas gerais para uma alimentação e emagrecimento saudáveis

Neste review você conheceu os melhores adoçantes e também os que devem ser evitados em sua dieta.

Agora vamos te dar algumas dicas gerais para que você possa emagrecer com saúde, controlar doenças preexistentes ou evitá-las.

Vamos lá?

  • Beba bastante água:

Nosso organismo é composto em mais 70% por água, portanto, para que este nível seja mantido, precisamos consumir em média 2,5 litros de água diariamente. Você pode colocar alertas no celular ou baixar aplicativos que ajudam a controlar a ingestão diária de água;

Saiba mais:

Melhor panetone para presente ideal.

  • Consuma proteína:

A proteína é responsável pela manutenção dos tecidos do nosso organismo. Portanto seu consumo deve ser de 15% a 20% de nossa alimentação diariamente. Exemplos de proteína: ovos, peixes, peito de frango, grão de bico, etc.

  • Consuma carboidratos:

É muito comum associar os carboidratos ao ganho de peso, pois de fato, em excesso, eles são os maiores responsáveis. Porém não devemos excluir o consumo de carboidratos da nossa alimentação diária. Caso contrário, nosso organismo pode “queimar” a proteína, promovendo a perda de massa magra, que não é desejável.

O consumo diário de carboidrato deve ser de 45% a 65% da sua alimentação. A quantidade varia de acordo com seu objetivo: perda de peso, manutenção ou ganho de peso.

Exemplos de carboidratos saudáveis: bananas, manga, maçã, batata doce, milho, arroz integral, etc.

  • Pratique atividades físicas:

O que vai determinar seu emagrecimento é o consumo de calorias e o gasto calórico. Ou seja, você precisa gastar mais calorias do que consome.

A atividade física, além de garantir o gasto calórico, ainda contribuirá para ganho de massa magra, que acelera o metabolismo, também te ajudará a obter condicionamento físico e, por fim, ajudará na liberação de endorfina: o hormônio do prazer.

Desta forma, com o tempo, ficará mais fácil deixar de associar a comida a momentos prazerosos.

Viu só? O adoçante é um excelente aliado na perda de peso, no controle da diabetes, colesterol e triglicerídeos, além de contribuir para uma alimentação saudável a longo prazo.

Comece aos poucos. Sabe aquele cafezinho de manhã, dos intervalos e da tarde, substitua o açúcar por adoçante. Depois você pode tentar introduzir os adoçantes culinários em suas receitas e, com o tempo, vai se acostumar com o sabor.

Lembre-se sempre que não devemos consumi-los em exagero. Observe as orientações da embalagem e não ultrapasse a quantidade indicada. Para que você emagreça de forma saudável e possa manter o peso, é preciso que seus hábitos sejam consistentes e contínuos.

Não desanime! Muitas vezes, depois de eliminar peso, nosso organismo tende a estagnar por um tempo, mas se você manter os hábitos saudáveis na alimentação e na rotina de exercícios, ele volta a responder aos estímulos.

Por fim, evite o consumo de alimentos e bebidas industrializadas. Existem tantos ingredientes desconhecidos na composição que mesmo lendo os rótulos não sabemos o que é sem pesquisar. Além de contribuírem para o desenvolvimento de síndromes metabólicas, você pode facilmente substituí-los por opções semelhantes e mais saudáveis.

Achou Útil o Artigo? Compartilhe nas redes socias e ajude o nosso pequeno blog a crescer

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *