Creatina é uma substância produzida naturalmente no corpo, pelos rins, fígado e pâncreas.
A sua função é fornecer energia para os músculos, e favorecer o desenvolvimento das fibras musculares. Isso resulta em ganho de massa muscular, melhora no desempenho físico e diminui o risco de lesões.
Para Que Serve?
Para entender melhor para que serve a creatina, precisamos lembrar um pouco das aulas de biologia. Quem produz essa substância são os rins, fígado e o pâncreas a partir de três aminoácidos, como a arginina e glicina.
Elas são importantes para várias funções do organismo, como aumento da imunidade, combate de radicais livres, melhora o desempenho muscular e aumenta a massa magra.
Acontece que o nosso corpo produz apenas 1 grama por dia de creatina, e a sua ação no organismo é indireta. Por isso, ela é comercializada como suplemento para atletas. Saiba aqui nesse outro post qual a melhor creatina comprar em 2024.
Inclusive, é muito comum que esportistas façam uso dessa suplementação para melhorar a sua performance.
Isso acontece, pois essa suplementação aumentará a quantidade da substância no organismo, proporcionando melhora do desempenho durante o treino, aumentando a intensidade do treino e a resistência do atleta.
Com isso, o atleta tem maior ganho de massa muscular, gasto calórico e definição. Mas, caso você não realize exercícios de alta performance, essa suplementação não é necessária.
Como consumir corretamente a creatina?
É fundamental consumir a creatina junto a outros alimentos, principalmente os carboidratos de rápida absorção, para que ela seja eficaz no seu organismo.
Vamos lembrar novamente das aulas de biologia?
Os carboidratos, apesar de serem vistos como vilões de quem quer emagrecer, são essenciais para uma rotina de treinos, pois são fontes de energia.
Consumidos antes do treino, eles darão energia ao nosso corpo. Em contrapartida, no pós-treino, eles servem para repor a energia que gastamos durante os exercícios.
Em uma rotina de treinos, a ingestão de carboidrato é ideal no pós-treino, juntamente com algum tipo de proteína. Pois ela ajudará a proteína a chegar à nossa musculatura, sem se “perder” em contato com o sugo gástrico.
Na ingestão da creatina com o carboidrato, o processo é o mesmo: esse último servirá como um “condutor” da substância até o seu organismo, otimizando a sua absorção, e evitando o desperdício da creatina em contato com o sugo gástrico, em seu estômago.
Dica: Consuma a creatina junto com carboidratos menos calóricos, como gelatinas, outros suplementos alimentares ou frutas, não comprometendo a sua dieta.
Qual melhor horário para tomar creatina?
Bom, a partir do que explicamos anteriormente, você pôde perceber que a ação da creatina está relacionada com a forma de ingestão. Mas, o que ainda não explicamos a você, é que a absorção da substância no organismo é lenta e gradual.
Ela se acumula no seu organismo, e você só perceberá os benefícios da sua ingestão após cerca de 30 dias de consumo.
Isso quer dizer que não há melhor horário para tomar, pois isso não interfere nos resultados imediatos do treino. Você até pode sentir uma melhora na disposição durante o treino, mas só conseguirá perceber a ação no corpo depois desse tempo.
Desse modo, você pode determinar a melhor hora para tomar de acordo com a sua rotina e necessidades.
Contudo, é bom lembrar-se de associar a sua ingestão a outros alimentos, como o Whey Protein ou um carboidrato saudável, como as frutas, por exemplo.
Benefícios da creatina
Não é só para a melhora no desempenho da atividade física que a creatina é benéfica. Ela participa no metabolismo do organismo, e a encontramos em maior quantidade no músculo esquelético.
Mas a produzida no organismo juntamente com a suplementação, pode trazer vários benefícios para a nossa saúde, como prevenção de Parkinson, prevenção de doenças crônicas, ajuda no tratamento de distrofia e fibromialgia, assim como melhora o desempenho na atividade física, como já explicamos.
Um outro grupo muito beneficiado pelo uso são os idosos. Afinal de contas, pesquisas demonstram que a suplementação em idosos auxilia no retardamento da perda de massa muscular, e densidade óssea.
Com isso, também melhora a resistência física.
Além disso, a creatina pode ajudar ainda a prevenir a sarcopenia, síndrome da perda progressiva de massa muscular associada a perda da força física, acometendo com frequência os idosos.
Creatina – qual a melhor?
Depois de conhecer as principais características e ações, você deve estar se perguntando qual a melhor creatina do mercado, não é mesmo?
Bom! Para ajudá-lo nessa análise, esse artigo apresentará os critérios mais importantes que você deve verificar, antes de decidir qual produto comprar. Além disso, apresentaremos as cinco melhores creatinas do mercado, para que você acerte na sua escolha.
Enfim, confira tudo com atenção!
Creatina em cápsula ou em pó
A creatina comercializada em pó, é considerada uma das mais comuns, e a que oferece o melhor custo benefício. Afinal, ela dura mais do que a versão em cápsula.
Desse modo, pensando nisso, a maioria das marcas de creatina em pó contém copo dosador, facilitando ainda a medição da dosagem.
Além disso, você pode adicionar o pó na água, sucos e até no Whey. Além disso, você pode ainda encontrar versões saborizadas, o que ajuda para as pessoas que não gostam de tomar substâncias sem sabor.
Já em cápsula, é mais prática para consumir, podendo ser ingerida a qualquer hora do dia, e com a bebida de sua preferência. É uma ótima opção para quem não quer gastar tempo preparando a sua bebida.
Mas tenha atenção, pois o material das cápsulas pode conter corantes.
Tipo de absorção
O tipo de absorção depende da rapidez com que ela é quebrada pelo organismo, para que o músculo a receba o mais rápido possível.
Nesse sentido, há vários tipos de creatinas disponíveis no mercado. Mas isso não quer dizer que um tipo é mais eficaz do que o outro.
A mais clássica, e considerada creatina universal, é a monohidratada. Aliás, é indicada por atletas e nutricionistas. Afinal de cotas, tem eficácia comprovada.
Creatina monohidratada
Conhecida como o formato mais clássico que existe no mercado, ela tem esse nome, pois contem em sua formulação 88% de aminoácido creatina, e 12% de água.
Dessa forma, a monohidratada melhora e otimiza a absorção pelo organismo, se comparada com os outros tipos.
Podemos consumir a creatina monohidratada em pó ou cápsulas, juntamente com bebidas ou alimentos.
Ela também é muito consumida por atletas de alta performance, como fisiculturistas. Mas também podem ser utilizadas por praticantes de musculação.
Dentre seus benefícios estão: garantir energia com qualidade, capacidade para realizar os treinos diários, aumento de força, ganho de massa muscular e diminuição da fadiga muscular.
Há, basicamente, dois tipos de creatina monohidratada: a creatina monohidratada micronizada e a monohidratada alcalina.
Mas qual a melhor creatina monohidratada ou micronizada?
A resposta é que as duas são ótimas, e te ajudam a conseguir seus resultados. A diferença está na forma de ação no organismo. Mas a qualidade é superior nas duas.
A micronizada age com a quebra da substância em partículas logo que chega ao seu organismo. Dessa forma, os músculos absorvem com mais facilidade.
Já a creatina monohidratada alcalina, como o próprio nome já induz, tem um pH mais elevado, o que faz com que ela seja liberada diretamente na musculatura.
A creatina monohidratada alcalina é mais comumente encontrada em marcas importadas.
Todavia, todos os tipos de creatina monohidratada ajudam a amenizar os efeitos colaterais, que podem aparecer com o consumo, como a retenção de líquidos, por exemplo.
Marcas
As melhores marcas de creatina nem sempre são as mais caras. Há muitas marcas que oferecem um ótimo custo benefício, e você pode fazer uso delas sem preocupações, como a Max Titanuim, Black Skull e Integralmédica.
Mas é fundamental ter cuidado em escolher qual a melhor creatina para você, e não optar pelo mais barato, pois ele pode sair caro!
Geralmente, os produtos mais renomados e indicados por nutricionistas, são mais caros. Contudo, se atente a qualidade e eficácia deles.
A sua saúde vale mais do que qualquer produto que você faça uso. Por isso, investir em substâncias de qualidade, e buscar informações sobre qual melhor creatina comercializada é primordial.
Peso
Esse item pode parecer secundário, mas ele não está nesta lista à toa. A quantidade de produto ou o peso da embalagem, é um critério muito importante, pois influencia no custo benefício e duração do produto.
Para que você consiga analisar melhor, entenda alguns pontos: o produto em cápsula é comercializada com 60 cápsulas até 400 cápsulas. Já em pó, pode ter de 200 gramas a 300 gramas, a depender da marca.
Entretanto, mesmo que o peso seja o mesmo entre as marcas, alguns fabricantes ou nutricionistas indicam quantidades diferentes na dosagem de uso diário.
Com isso, a duração do produto e o seu custo benefício são diretamente impactados. Então, antes de decidir pela sua creatina, relacione a sua dosagem com a quantidade do produto.
Creatina com selo Creapure®
A creatina creapure tem esse selo nas embalagens, para informar que aquele produto é feito com materiais de qualidade, assim como indica o alto nível de pureza também.
Portanto, marcas de creatinas que possuem esse selo, são de qualidade e recomendadas. Porém, como são consideradas as melhores do mercado, possui um preço elevado, chegando ao dobro do valor das demais.
Entretanto, há diversas marcas conceituadas que não possuem o selo creapure, mas que entregam um excelente resultado. Inclusive, apresentaremos algumas para você neste artigo.
Lembra-se do custo-benefício também para a sua saúde? Nesse critério, também devemos levá-lo em conta.
Então, independente se é creatina creapure ou não, o importante é que você pesquise bem, e escolha uma marca idônea e de qualidade.
5 Melhores Creatinas de 2024
Agora que você já explorou todo o universo sobre essa substância, é hora de escolher qual você irá utilizar.
Pode não ser uma tarefa muito fácil para quem está começando a utilizar agora, mas estamos aqui para te ajudar. Preparamos uma lista com as 5 melhores creatinas de 2024.
1 – Creatina Hardcore, IntegralMédica, 1000g
A primeira da lista é a Hardcore da Integralmédica de 1kg. A creatina Integralmédica é boa. Por isso, essa fabricante é a preferida dos atletas, o que a torna sinônimo de qualidade.
Ela é em pó, e contribui para o desempenho de atletas que praticam exercícios físicos repetitivos de alta intensidade, e curta duração.
Esse é um exemplo de uma marca que não possui o selo creapure, mas que tem credibilidade no mercado.
Além disso, a marca informa que o produto vem com o copo dosador, fato que facilita o uso. A dose diária recomendada pelo fabricante é de 3g, o que faz com que 1kg dure cerca de 6 meses.
Esse produto é do tipo monohidratada micronizada. Ou seja, é quebrada em partículas logo que chega ao seu organismo, facilitando a absorção do músculo de forma mais rápida.
Por todos esses motivos, essa é considerada a melhor creatina 2024.
2 – Black Skull Creatine Pure Monohydrate – 300 g
A Black Skull Creatine Pure Monohydrate está na segunda posição da lista pois, além de ser uma das melhores do mercado, seu custo benefício é excelente.
Ela pode durar até 4 meses, pois sua indicação de uso diário é 2,5 gramas, indo na contramão da maioria dos seus concorrentes.
O seu uso auxilia no aumento de massa magra, na rápida recuperação muscular em treinos intensos, e evita a fadiga muscular. Para os alérgicos, atenção! Pode conter leite, ovo, amendoim, seja e derivados.
3 – Creatine 1Kg, Darkness
A creatine Darkness é ideal para atletas de qualquer modalidade. Então, se você pratica esportes mais leves, mas quer aumentar seu rendimento, ela é a opção ideal.
Esse produto, além de receber muita recomendação, tem o selo creapure, indicando que a creatina é monohidratada 100% pura.
A recomendação é de 3 gramas de uso diário, fazendo que com que 1 kg dure cerca de 6 meses.
Por isso, seu custo benefício vale a pena!
4 – Creatina 300g – Max Titanium
Está iniciando no mundo da creatina? Então, essa opção é para você! Já faz uso da creatina? Então, essa creatina também é para você!
Pois a creatina da Max Titanium é conhecida por melhorar a performance de iniciantes e veteranos. Além disso, a marca oferece um produto de qualidade, investindo constantemente em inovação e tecnologia.
Essa versão, igualmente às 3 primeiras da lista, está disponível em pó, sendo indicado 3 gramas por dia. Portanto, 300 gramas duram cerca de 3 meses.
Seu preço também é um vantajoso para iniciantes e veteranos!
5 – 100% Pure Creatine 300MG, Integralmedica
Mais um produto da Integralmedica que está presente nessa lista. A diferença entre a primeira opção, além do peso, é que nesta versão, o fabricante indica 100% de pureza da creatina.
O produto com 300 gramas dura cerca de 3 meses, já que a indicação é de 3 gramas diárias. Mas uma vantagem dessa opção é o preço.
Os benefícios e funções são os mesmos do primeiro colocado da lista, pois o fabricante é o mesmo: aumento da performance nos treinos, proporciona energia muscular, aumenta o volume muscular e acelera o processo de recuperação muscular.
Agora que você já tem todas as informações sobre a creatina, seja a naturalmente produzida pelo nosso corpo, seja em forma de suplemento, é só escolher a ideal para as suas necessidades, e começar a treinar!
Mas não se esqueça de manter uma dieta que esteja de acordo com o seu treino e objetivos.
Entretanto, é importante usar a suplementação com indicação de um nutricionista ou médico, de acordo com as suas necessidades e histórico de saúde.
O uso inadequado e doses exageradas podem levar a sérios efeitos colaterais, comprometendo o funcionamento dos rins.