Qual é o Melhor Sabonete Facial para Cada Tipo de Pele?

Para escolher o melhor sabonete facial é preciso levar em conta a idade, o tipo de pele, o preço e a qualidade do produto.

Pensando nisso, este artigo te revelará os 9 melhores sabonetes para o rosto para facilitar sua escolha e te ajudar a encontrar o que mais atende às necessidades da sua pele.

Para que você possa escolher o melhor sabonete facial para seu tipo de pele, é preciso conhecê-la primeiro. Por isso, antes de te apresentar nossa lista, vamos falar um pouco sobre cada tipo de pele e qual o melhor tipo de tratamento:

1 - Gel de Limpeza Profunda Effaclar Conferir Preço
2 - Cleanance Gel (Avène) Conferir Preço
3 - Sabonete de Glicerina Bebê (Granado) Conferir Preço
4 - Sabonete MicellAir Facial com Água de Rosas Conferir Preço
5 - Normaderm Phytosolution Gel de Limpeza Conferir Preço
6 - Sabonete Pele Acneica (Actine) Conferir Preço
7 - Sabonete Iluminador com Vitamina C Conferir Preço
8 - Nutriol Sabonete Barra Hidratante Conferir Preço
9 - Acne Solutions Sabonete Secativo Conferir Preço

Tipos de pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, sua estrutura está dividida em duas camadas principais: a derme e a epiderme. A epiderme é a camada mais superficial da pele, e a derme é a camada mais profunda.

A pele tem como meio de defesa, o pH, que determina sua alcalinidade ou acidez. O pH da pele, normalmente fica entre 4,5 e 6, ou seja, ligeiramente ácido, pois assim, se torna propícia para o desenvolvimento da flora cutânea, resultando em uma pele macia e viçosa.

Os tipos de pele são separados de acordo com as características de cada pele:

  • Pele Normal

A pele normal, ou eudérmica,possui uma aparência saudável e textura aveludada. Isso se deve ao fato de produzir e distribuir oleosidade de forma homogênea e equilibrada. Normalmente os poros são pouco aparentes na pele normal.

Cuidados: A pele normal não exige nenhum cuidado específico. É preciso apenas ter atenção para que haja na composição do seu sabonete, hidratantes como: alantoína, cânfora, hamamélis e própolis.

  • Pele Seca

A pele seca é acometida pela perda excessiva de água. Normalmente suas características são: poros pouco visíveis, pouca luminosidade, pequenas linhas de expressão e fissuras, além de descamação e vermelhidão.

A pele seca pode ser resultante de fatores genéticos, hormonais e ambientais. Ou seja, pode ser uma herança passada de pais para filhos; pode ser resultante da menopausa ou distúrbios da glândula tireóide, ou ainda por tempo seco, vento ou radiação solar.

Outro agravante da pele seca é o banho muito quente, que acaba potencializando o ressecamento preexistente.

Cuidados: Os sabonetes para pele seca têm como objetivo intensificar ao máximo a hidratação, pelos que contenham manteiga de karité, óleo de amêndoas, extrato de semente de uva, etc.

  • Pele Oleosa

A pele oleosa costuma ter uma aparência de brilho em excesso, resultante da produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas.

Sendo também resultante de fatores hereditários, a pele oleosa por ser agravada por fatores como calor, estimulação excessiva, estresse e uma alimentação rica em gorduras.

Além disso, a incidência de cravos e espinhas é mais propícia, se tornando com frequência uma pele acneica.

Cuidados: O sabonete ideal para a pele oleosa é o adstringente, capaz de controlar a oleosidade e deixar os poros mais fechados. Porém, ainda que oleosa, a pele pode ficar desidratada, portanto não deixe de optar por sabonetes que contenham ácido salicílico, enxofre, própolis e hamamelis para que controle a oleosidade e a mantenha hidratada.

  • Pele Mista

A pele mista tem como característica as bochechas com pele seca e a zona “T” (testa, nariz e queixo) com aspectos de pele oleosa.

Cuidados: Se sua pele é mista e possui características oleosas e secas acentuadas, o ideal é aplicar um sabonete para pele oleosa na zona T e, nas extremidades, aplicar um sabonete para pele seca. Mas se as características forem leves, opte por um sabonete com enxofre ou ácido salicílico na composição.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada tipo de pele, pode identificar o seu e escolher o melhor sabonete facial. Vamos então ao nosso review!

  • Pele sensível: A pele sensível é ocasionada por irritações situacionais: alergias, tempo frio, vento, reação a algum produto, etc. 

Cuidados: O ideal é utilizar sabonetes calmantes contendo hamamélis e/ou calêndula

Os 9 melhores sabonetes para o rosto

1 – Gel de Limpeza Profunda Effaclar Concentrado (La Roche Posay)

Gel de Limpeza Profunda Effaclar

Este sabonete tem como vantagens o alto rendimento e o fato de não provocar repuxamento. Ainda assim, é capaz de desobstruir e reduzir os poros, higienizando a pele profundamente.

Ou seja, indicado para peles oleosas e mistas e, ainda assim, mantendo a pele hidratada e sedosa, com uma aparência saudável.

2 – Cleanance Gel (Avène)

Cleanance Gel, 300 ml

Este sabonete em gel da Avéne é excelente pois tem ação suavizante e antioxidante, limpa a pele e tem efeito mate. Para as peles acneicas ele trás muitos benefícios, pois desobstrui o poros permitindo que a flora cutânea se restabeleça.

3 – Sabonete de Glicerina Bebê (Granado)

Granado Sabonete Líquido Glicerinado

Para as peles sensíveis, o ideal é lavar o rosto com sabonete de glicerina, e este é, sem dúvidas, um dos melhores. O Sabonete de Glicerina Bebê da Granado, possui o mesmo pH da pele humana, é hipoalergênico e limpa suavemente. Ou seja, não provoca irritações na pele.

4 – Sabonete MicellAir Facial com Água de Rosas (Nívea)

Sabonete Gel Facial Micellair

Este sabonete para o rosto Nívea promove limpeza e refrescância, ele pode ser usado para remover  ou preparar a pele para a maquiagem (mesmo que seja à prova d’água). Tem um cheiro super agradável e é indicado para peles normais.

5 – Normaderm Phytosolution Gel de Limpeza (VIchy)

NORMADERM PHYTOSOLUTION GEL

Seus ingredientes são inteiramente de origem vegetal. Possui em sua composição ativos probióticos e minerais como zinco e cobre.

Ou seja, ideal para regulação da oleosidade da pele e para restituir suas defesas.

6 – Sabonete Pele Acneica (Actine)

Actine Sabonete Líquido, pele oleosa

Este sabonete da Actine traz sensação de frescor após a lavagem, controla a oleosidade e ainda tem ação antiinflamatória.

Ou seja, é ideal para o tratamento de peles acneicas, acalmando a pele e ajudando na cicatrização através da presença de extrato de aloe vera.

Outro fato interessante sobre o Sabonete Pele Acneica da Actine é que foi desenvolvido exclusivamente para as peles brasileiras.

7 – Sabonete Iluminador com Vitamina C (Adcos)

Adcos Derma Complex Sabonete Iluminador

O sabonete Iluminador com Vitamina C da Adcos é o melhor sabonete para o rosto após os 40 anos. Sua função está ligada à revitalização da pele à redução dos efeitos das agressões diárias a que nossa pele está exposta.

Além de limpar, ele tem ação iluminadora e por causa da presença da Vitamina C e do Ácido Ferúlico, estimula a síntese de colágeno, reduzindo rugas e linhas de expressão, além de manter os contornos faciais.

8 – Nutriol Sabonete Barra Hidratante (Darrow)

Nutriol Sabonete Barra Hidratante

Em sua composição zero parabenos, petrolatos e corantes, o sabonete em barra da Darrow traz nutrientes que limpam sem agredir a pele.

O D-Pantenol, o esqualano vegetal, os aminoácidos do leite e a ceramidas são responsáveis por manter a pele hidratada.

Qual é a Melhor Vitamina C Para o Rosto?

E a prevenção do ressecamento é devido à presença do óleo de amêndoas, do extrato de murumuru e da manteiga de karité.

Ou seja, é um sabonete ideal para os cuidados com a pele seca.

9 – Acne Solutions Sabonete Secativo em Barra (Adcos)

Acne Solutions Adcos Sabonete

Este sabonete em barra da Adcos é capaz de promover uma esfoliação suave na pele, se usado diariamente. Além disso, proporciona limpeza profunda, desobstruindo os poros e tornando-os menos aparentes.

A ação de esfoliação está associada à presença de ácido salicílico em sua composição, colocando-o na posição de melhor sabonete para acne.

As peles oleosas e acneicas sofrem com o excesso de estímulo e fricção, porém necessitam de renovação celular como os outros tipos de pele. O ácido salicílico permite esta esfoliação sem agredir a epiderme e, ao mesmo tempo, mantendo a pele hidratada.

Quais são os tipos de sabonete para o rosto?

Assim como existem os tipos de pele, existem tipos diferentes de sabonete e cada um deles tem indicações e restrições específicas.

Se lembram do pH da pele? Na hora da escolha do sabonete você precisa ter em mente a compatibilidade com o pH cutâneo. Isso determinará se você alcançará o objetivo desejado.

Caso aplique um sabonete com pH incompatível, você pode apresentar ressecamento, irritação, oleosidade excessiva, etc.

Portanto, tenha atenção redobrada na hora de comprar seu sabonete para o rosto: leia o rótulo e busque indicações confiáveis.

Existem os seguinte tipos de sabonete:

  1. Gel de limpeza

Contém em sua composição ativos adstringentes, o que o torna ideal para o tratamento da pele oleosa.

Ou seja, é capaz de reduzir a oleosidade da pele e, consequentemente, a formação de acne.

  1. Sabonete líquido

Este sabonete é indicado para qualquer tipo de pele, desde que leve em conta os ativos de sua composição na escolha.

O pH do sabonete líquido é idêntico ao da nossa pele, por isso a compatibilidade com poucas chances de provocar irritações.

  1. Sabonete em barra

Por ter um pH mais alcalino, eleva o pH da pele reduzindo a oleosidade. Portanto é contra indicado para peles normais e secas e ideal para as mistas e oleosas.

  1. Sabonete micelar

A composição micelar é caracterizada pela presença de pequenas partículas de óleo na água, tornando este tipo de sabonete ideal para peles secas e irritadas.

  1. Espuma de limpeza

Super delicadas, as espumas de limpeza não causam ressecamento e deixam uma sensação de frescor após a lavagem, tornando-a o tipo de sabonete ideal para peles normais e sensíveis.

Assim, percebemos que a escolha do sabonete vai além de apenas marca. Precisamos estar atentos aos ativos presentes em sua composição e, também na sua estrutura molecular.

Saiba mais:

A seguir, vamos apresentar os sabonetes queridinhos para sua skincare.

É possível encontrar um bom sabonete para o rosto barato?

Sim, um bom sabonete para o rosto está ligado à tecnologia empregada em sua fabricação e também, aos ativos em sua composição.

Então um sabonete para o rosto barato, deve ser avaliado pela relação custo-benefício: o que ele tem para te oferecer e o seu preço final.

No entanto, não se esqueça de que sua pele reflete sua saúde. E assim como um alimento de baixa qualidade não irá te fazer bem, o uso de um sabonete ou de qualquer outro produto estético de baixa qualidade pode ser muito prejudicial.

Atenção aos sinais que sua pele pode dar

Sempre que fizer uso de um produto que nunca usou, esteja atento às manifestações de sua pele.

Ela pode reagir bem, ficando aveludada, hidratada e macia, ou pode reagir mal. Vamos citar agora as reações alérgicas mais comuns (dermatite de contato) após o uso de um sabonete ou de algum produto na pele:

  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Descamação
  • Coceira
  • Feridas, etc.

Caso você apresente quaisquer destes sintomas, suspenda o uso do produto imediatamente, lave com água em abundância e procure orientação médica.

Dica extra para peles oleosas: o melhor sabonete para acne e pele oleosa

Se você tem pele oleosa, não deve deixar esta dica passar.

As peles oleosas têm como característica a oleosidade excessiva, devido à produção de sebo desregulada das glândulas sebáceas.

Um dos erros mais comuns entre as pessoas com pele oleosa é estimular ainda mais essas glândulas. Desta forma, tenha em mente que o melhor sabonete para acne e pele oleosa é aquele que limpa profundamente mas, ao mesmo tempo, com suavidade.

Ou seja, a intenção não é remover completamente a oleosidade da pele, pois o óleo tem a função de formar um filme sobre a pele, impedindo que ela fique desidratada. A intenção de um sabonete para pele oleosa é reduzir a oleosidade, mantendo-a hidratada e saudável.

  • Na hora de lavar o rosto, não faça movimentos brutos. Lave com movimentos suaves, leves e circulares. Dê atenção especial à zona “T” que sempre será mais oleosa.
  • Não ignore a hidratação. Peles oleosas também ficam desidratadas. Escolha hidratantes que contenham ácido hialurônico e faça uso de tônicos adstringentes. Que ajudarão a controlar a oleosidade e tornarão sua pele mais receptiva ao hidratante que virá em seguida.

Gostou das dicas? 

Escolha o melhor sabonete para seu tipo de pele e comece já sua rotina diária de cuidados!

Achou Útil o Artigo? Compartilhe nas redes socias e ajude o nosso pequeno blog a crescer

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *