Para quem não sabe como escolher uma boa mesa digitalizadora, selecionamos aqui os critérios de compra mais importantes na hora da compra.
As mesas digitalizadoras são uma verdadeira revolução no campo de design e desenho, tanto para quem é profissional, quanto para aqueles que desenham apenas por hobby mesmo.
1 - Mesa Digitalizadora Pro Wacom Intuos | Conferir Preço | |
2 - Mesa Digitalizadora Huion INSPIROY HS64 | Conferir Preço | |
3 - Wacom CTL4100 - Mesa Digitalizadora Intuos | Conferir Preço | |
4 - Mesa Digitalizadora Criativa Plus 10 Polegadas Multilaser | Conferir Preço | |
5 - Wacom One CTL472 - Mesa Digitalizadora | Conferir Preço |
Se você é um arquiteto, tatuador, desenhista, fotógrafo, professor, designer ou só um amante da arte, e quer comprar um modelo para deixar seu o serviço ainda melhor, então, você veio ao lugar certo!
Esse artigo foi feito para te ajudar a entender melhor sobre esse produto tão útil e prático!
Aqui, você verá todos os critérios de compra que são necessários avaliar, para escolher a uma melhor mesa digitalizadora como, por exemplo, o tamanho, se terá tela ou não, a compatibilidade, se a caneta é wireless ou com fio, entre outros.
Além disso, também trouxemos aqui os cinco melhores modelos atualmente no mercado.
Então, leia todo esse guia de compras, e acerte na escolha!
O Que é Uma Mesa Digitalizadora? Para Que Serve?
Uma mesa digitalizadora é praticamente uma espécie de tablet. Mas são feitas especificamente para desenhar ou escrever. Isso é feito através de uma caneta específica, que funciona apenas na tela da mesa.
E como o traço varia de uma pessoa para outra (enquanto que alguns desenham de maneira mais grossa, outros têm um estilo mais fino), essas canetas, geralmente, possuem pontas que podemos trocar a qualquer momento.
Assim, a arte fica exatamente do jeito que o profissional planejou. Aliás, uma novidade muito legal nas mesas, é que as canetas são capazes de detectar vários níveis de pressão diferentes, deixando os traços mais realistas.
É possível conectar as mesas digitalizadoras diretamente no seu computador ou notebook, através de um cabo USB ou pen drive bluetooth usb. Alguns modelos mais recentes contam com Bluetooth, o que facilita ainda mais a transferência de arquivos.
5 Melhores Mesas Digitalizadoras de 2024
Confira agora quais são as 5 melhores mesas digitalizadoras para comprar:
1 – Mesa Digitalizadora Pro Wacom Intuos, PTH460K0A, Design
A Mesa Digitalizadora Pro Wacom Intuos, PTH460K0A é uma das melhores mesas digitalizadoras para iniciantes e profissionais do mercado atualmente.
Ela tem Bluetooth, o que torna todo o processo de trabalho muito mais fácil. Conta também com zoom, e um sistema de navegação, onde é possível deslizar as páginas.
A caneta vem com outras 10 pontas, que ficam guardadas na base, e que você pode usar para diferentes estilos de desenho.
Saiba mais:
As 6 Melhores Impressoras Que Você Deve Comprar em 2024
Ela tem uma parte emborrachada para não escorregar, mesmo se sua mão suar. Assim como um botão que você pode usar como borracha.
A mesa digitalizadora Wacom Intuos é realmente um produto de muita qualidade!
2 – Mesa Digitalizadora Huion INSPIROY HS64
A HUION INSPIROY HS64 é uma mesa digitalizadora boa e barata, perfeita para você que precisa comprar uma, mas não quer gastar muito.
Sua caneta é facilmente configurável, além de ser bastante confortável também. Ela já vem com 8 pontas, para desenhar nos mais diferentes estilos.
Outra novidade é que ela conta com botões de atalho. Assim, você pode acessar os aplicativos de maneira mais rápida e simples.
Também pode ser usada por quem quer estudar. A escrita ficará semelhante ao papel, pois a tela é muito sensível.
Essa é uma das melhores mesas digitalizadoras custo benefício no mercado atualmente.
3 – Wacom CTL4100 – Mesa Digitalizadora Intuos Creative, Preto
A Wacom CTL4100 Intuos Creative é mais uma opção de mesa digital barata e boa.
Conta com o dobro de pontos de pressão que os modelos anteriores. A instalação é feita de maneira rápida e fácil. E os botões na mesa servem de atalho para acessar com mais agilidade os aplicativos.
Aliás, é um ótimo modelo também para professores, para vídeo aulas e palestras. É realmente uma máquina muito prática. É possível usá-la juntamente com o Word e o PowerPoint.
Essa é a mesa Wacom mais barata do mercado. É feita com material de alta qualidade, e o seu preço é bem acessível. Sem dúvida, é a melhor mesa digitalizadora para professores atualmente no mercado.
4 – Mesa Digitalizadora Criativa Plus 10 Polegadas Multilaser – MX002, Preto
A Mesa Digitalizadora Criativa Plus, da Multilaser, é mais uma das melhores mesas digitalizadoras para iniciantes do mercado atualmente.
Seu preço é um grande atrativo, ele é bem em conta, fazendo com que ela seja uma mesa digitalizadora custo benefício muito bom!
Possui compatibilidade com o Windows e o pacote Office completo. Os botões de atalho são ótimos, pois facilitam bastante para acessar mais rapidamente os diversos aplicativos que são necessários.
Além disso, a instalação é feita rapidamente também. Tudo para que você não perca tempo e possa começar a desenhar e aproveitá-la o quanto antes.
5 – Wacom One CTL472 – Mesa Digitalizadora, Preto / Vermelho
A Wacom One CTL472 também é um produto com ótimo custo benefício. Afinal de contas, tem um preço muito bom, e com a mesma qualidade de sempre.
Ela é preta na frente e vermelha atrás. Você que é um professor e precisa de uma máquina para resolver exercícios como se estivesse na lousa, saiba que essa é uma ótima opção.
Além disso, a caneta já vem com algumas pontas extras, para que você possa trocar a qualquer momento, para desenhar ou escrever como quiser.
Veja Isso:
Melhor Computador Para Comprar em 2024
Onde Comprar Mesa Para Computador, 10 Amostras Escritório, Pessoal e Gamer
Uma novidade muito boa é que ela não é sensível ao toque da mão na tela, apenas da caneta. Sem dúvida, essa é uma das melhores mesas digitalizadoras 2024.
Melhor Mesa Digitalizador – Como Escolher?
Escolher a melhor mesa digitalizadora para você e seu trabalho (seja como designer, tatuador, etc.) ou hobby, não é uma tarefa difícil.
Mas é necessário estar atento a algumas especificações que podem e farão toda a diferença na hora de escolher o modelo perfeito.
Todos eles estão muito bem explicados a seguir. Então, leia tudo com bastante atenção para definir qual a melhor mesa digitalizadora no mercado atualmente.
Tamanho
O tamanho é o primeiro fator que você precisa prestar atenção quando for escolher o seu modelo, pois ela será como a sua tela ou um pedaço de papel.
É importante ressaltar que o tamanho corresponde ao dispositivo em si, e não aos seus desenhos. Ou seja, dá para fazer obras maiores do que o espaço disponível, basta ir ajustando e dando zoom.
Escolha uma mesa que caiba tanto no seu orçamento, quanto na sua mesa de trabalho. Elas podem ser pequenas, médias ou grandes.
- Pequenas: são boas para quem fará serviços simples como, por exemplo, escrever, fazer contas, ou editar imagens de maneira básica. Elas, geralmente, têm de 12 a 15 cm de largura, e custam mais barato. Ou seja, podem atender bem quem não pode gastar muito;
- Médias: possuem mais funções e espaço do que as pequenas. Sua largura vai de 20 até 30 cm. Muitos modelos possuem botões programáveis para atalhos, o que facilita bastante;
- Grandes: as maiores possuem mais de 30 cm, podendo chegar até a 40 cm de largura. São simplesmente perfeitas para quem trabalha com projetos muito grandes, e repletos de detalhes, como arquitetos, por exemplo.
Um dos maiores benefícios desse tipo de modelo, é que a distância percorrida com a caneta se aproxima mais da distância real que do seu PC. Portanto, os desenhos ficam mais realistas.
Mas, com as mesas grandes, você teria que realizar mais movimentos com o braço. Além disso, também é mais difícil de transportar.
Principalmente se houver a necessidade de levar todos os dias para o trabalho. Ademais, elas também ocupam mais espaço na sua mesa.
Sensibilidade
Os equipamentos mais recentes contam com uma grande novidade, que é o ajuste da sensibilidade.
Dessa forma, é possível definir a quantidade de pressão que é necessário fazer com a caneta, o que é ótimo para os desenhos mais delicados, traços mais finos e obras repletas de detalhes.
Com essa função, você terá muito mais autonomia para desenhar com mais recursos. Assim, seus trabalhos ficarão cada vez melhores e mais profissionais.
Geralmente, eles são chamados de “Níveis de Pressão”. Então, fique atento se o modelo que pretende comprar tem essa função a mais ou não.
Alguns equipamentos contam com sensibilidade para os dedos também, o que é bom para quem prefere desenhar dessa maneira. Mas a maioria usa mais a caneta mesmo. Mas não são todas as mesas que possuem esse recurso extra.
Com ou sem tela
Grande parte dos modelos atualmente não possui tela, sendo necessário trabalhar em conjunto com um computador ou notebook para visualizar o conteúdo da obra.
Mas algumas mesas já possuem tela, ficando semelhantes ainda com um tablet. Mas essas costumam custar mais caro, além de serem mais pesadas também. Pois conseguem entregar um trabalho com ainda mais qualidade e mais precisão.
Os modelos com tela dispensam o uso de um PC para visualizar. Então, muitos artistas ou designers optam por esse tipo de máquina.
O ideal é que você decida de acordo com o seu trabalho e o valor que está disposto a pagar pela melhor mesa digital que puder.
Conectividade
A conectividade é extremamente importante, ainda mais nos modelos que não possuem tela. Ou seja, precisam ficar conectados o tempo todo em um computador.
A ligação da maioria dos modelos, hoje em dia, é feita a partir de um cabo USB. Algumas usam o fio HDMI, mas esses são mais difíceis de encontrar hoje em dia.
Contudo, há máquinas mais avançadas atualmente, que permitem que a conexão seja feita sem fio, através do Bluetooth.
Veja se a mesa que você quer comprar tem esse recurso, pois ele costuma facilitar bastante. Afinal, deixar um fio na sua mesa de trabalho pode ser um pouco incômodo.
Níveis de pressão
O nível de pressão que uma mesa consegue detectar é fundamental, pois ele é o responsável por captar a diferença na força do seu traço.
As máquinas com mais níveis conseguem reproduzir na tela, traços mais finos e delicados quando você riscar bem de leve, e traços mais grossos quando aumentar a força na caneta.
Hoje em dia, os equipamentos possuem de 300 até 8000 níveis, mas isso apenas na melhor mesa de desenho digital.
Se você não for usar tanto, opte por um modelo com pelo menos 2000 níveis. Mas, se for utilizar profissionalmente, como um desenhista, designer, arquiteto, entre outros, quanto mais níveis ela tiver, melhor. Pois os detalhes no seu desenho ficarão ainda mais nítidos.
Softwares
As máquinas digitais, muitas vezes, já vêm com softwares que usamos para facilitar o seu serviço, mesmo que seja apenas por um tempo, como uma versão de testes. Dessa maneira, seus gastos reduzem ao longo do tempo.
Por exemplo: as melhores mesas digitalizadoras para desenho, como os modelos da Huion ou da Wacom, já possuem os aplicativos Corel e Adobe, que são muito utilizados para desenhar.
Porém, há marcas que também fazem seus próprios apps, facilitando a transição do monitor para o periférico.
Também temos esses artigos:
Melhores Impressoras Tanque de Tinta em 2024
Portanto, antes de definir qual mesa comprar, confira se ela já vem com algum programa instalado. Bem como se ele será compatível com o seu trabalho ou não.
Botões de atalho
Muitos modelos de mesa contam com botões ajustáveis, tanto na mesa em si quanto na caneta. Grande parte dos desenhistas programa as teclas da caneta como se fosse um mouse de computador.
Mas os botões da mesa permitem variados tipos de configuração como, por exemplo, apagar, diminuir ou aumentar o zoom, mudar os aplicativos, avançar ou voltar, entre outros.
Hoje em dia, os modelos mais avançados possuem mais de 10 teclas programáveis. Em contrapartida, os mais comuns possuem apenas os botões na caneta mesmo.
Recomenda-se escolher de acordo com o que você está disposto a pagar em sua mesa, além das funções que mais irá utilizar.
Canetas que funcionam com ou sem bateria
Há dois tipos de caneta nas mesas digitais: com bateria ou sem. Veja agora as diferenças entre elas:
- Com bateria: são mais antigas, já caindo em desuso. Costumam ser mais pesadas, o que pode atrapalhar alguns artistas. São comuns nos modelos mais antigos e simples. E a grande desvantagem é que há sempre o risco da bateria acabar no meio do seu trabalho, o que atrasaria o seu trabalho.
- Sem bateria: também conhecidas como wireless, são bem mais práticas e leves do que as que utilizam bateria. Podemos carregá-las através de uma tecnologia chamada EMR, onde a carga é reativada através do contato com a tela.
Veja agora o último fator que é necessário avaliar para comprar a melhor mesa digitalizadora profissional.
Itens adicionais
Alguns dos itens extras mais comuns nas mesas digitais, são as pontas adicionais e a borracha.
As pontas são usadas para diferenciar o traço, deixando-o mais fino ou mais grosso. Além disso, depois de um tempo, a ponta que você usa pode acabar desgastando. Nesse caso, basta trocar por uma outra e pronto! Você já pode voltar a desenhar sem nenhum tipo de problema.
Já a borracha é como se fosse lápis que usamos no tempo da escola, que fica na traseira da caneta. Isso garante mais agilidade e simplicidade para trabalhar e apagar os erros.