A Fritadeira Airfryer Ela Causa Câncer?

Fritadeira Airfrye

As fritadeiras são um aparelho relativamente novo projetado para ser uma alternativa à fritura convencional. Existem algumas maneiras pelas quais a fritura ao ar pode afetar o conteúdo nutricional dos alimentos e afetar o risco de câncer. 

As fritadeiras a ar usam menos óleo o que evita a necessidade de reaquecimento do óleo e pode afetar a quantidade de acrilamida produtos químicos classificados como cancerígenos que são produzidos.

Mas,apesar das vantagens potenciais, é importante ter em mente que o tipo de alimento que você come pode, em muitos aspectos ser mais importante do que a maneira como é preparado.

Óleos, calorias e obesidade

Embora alguns óleos sejam considerados mais saudáveis ​​do que outros, muito de qualquer tipo de óleo pode ser prejudicial à saúde. Óleos e gorduras têm calorias. 

A ingestão de calorias em excesso pode levar à obesidade. À medida que a taxa de obesidade aumenta nos Estados Unidos, sua ligação com o câncer está se tornando mais aparente. 

Acredita-se que o aumento das taxas de obesidade está por trás do aumento da incidência de alguns tipos de câncer em jovens.

Atualmente, estar acima do peso ou obeso é considerado fator de risco para tipos diferentes de câncer.

Esses incluem: 

Air fryer
 
  • Mieloma múltiplo Câncer de mama na pós-menopausa.
  • Tireóide esofágica.
  • Rim Uterino.
  • Pâncreas Ovário.
  • Colorectal.
  • Fígado Vesícula Biliar.
  •  Abdômen.

Em geral,é necessário muito menos óleo ao cozinhar com uma fritadeira do que com uma fritadeira. Às vezes, apenas uma pequena quantidade de spray de cozinha é necessária e, quando adicionada à panificação,uma colher de chá pode ser suficiente.

Em um estudo,cozinhar batatas fritas cozidas com uma fritadeira tinha 75% menos gordura do que aquelas cozidas por fritura. 

Óleo reaquecidos

Quando o óleo de cozinha é reaquecido referido como “óleo de uso abusivo termicamente” ou “óleo de cozinha aquecido repetidamente”, resulta em produtos de degradação subprodutos hidrolisados, oxidados, polimerizados etc.

Bem como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs). Estudos examinando a incidência de câncer aumenta a preocupação com óleos reaquecidos.

Em estabelecimentos de fast-food, bem como em casa, o óleo de uma fritadeira é frequentemente utilizado para reduzir custos. 

Em alguns países como França, Áustria, Japão, Finlândia e outros,o número de produtos de decomposição no óleo e, portanto, o número de vezes que o óleo pode ser reaquecido é regulamentado.

Atualmente, não há regulamentações nos Estados Unidos. Inicialmente, é bom explicar que a fritadeira sem óleo nada mais é do que um fogão elétrico que é aquecido por convecção ou seja, por ventilação. 

Aquece o ar e faz com que ele gire muito rápido. Na prática, isso é quase como um fogão elétrico normal.

E como essa coisa de acrilamida aparece? 

É usado na indústria, pesquisa científica e tratamento de água, mas também é feito naturalmente no cozimento de alguns alimentos em altas temperaturas.

Ou seja, quando frito, aparece em qualquer alimento que pareça dourado e não dependa do método de cozimento. 

Com isso em mente, se você não cozinhar os alimentos adequadamente em uma fritadeira e comer alimentos não saudáveis ​​​​com frequência,é mais provável que você tenha câncer.

Possíveis riscos de câncer ao usar o AirFryer e suas soluções  

Fritadeira Airfryer é boa

A boa notícia é que limpar os acúmulos de óleo reduz o risco de reaquecimento do óleo dentro da fritadeira. Como tal, as fritadeiras a ar usam muito pouco óleo, por isso é fácil cuidar e limpar o óleo. 

Lembre-se, mesmo que a quantidade de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos seja menor, ainda se forma dentro da fritadeira se o óleo for reaquecido. 

O uso de alta temperatura para cozinhar peixe em uma fritadeira tem sido associado à formação de produtos de oxidação do colesterol COPs. Os COPs podem ser um fator de risco para doenças cardíacas e outras doenças crônicas.

Portanto, sempre haverá o risco de ingerir esse produto químico quando você desejar algumas batatas fritas, não importa o quê.

No entanto, com alimentos como frango, os níveis de acrilamida foram bastante reduzidos em comparação com os métodos tradicionais de fritura. 

E sabemos sobre a infinidade de benefícios que as fritadeiras a ar têm, elas tornam todos os cantos de um pedaço de comida mais crocantes, com apenas uma quantidade mínima de óleo.

Aveia, trigo e arroz

Estudos em animais sugerem que esses alimentos cozidos demais contêm acrilamida, o que aumenta o risco de câncer. 

No entanto, avaliações em humanos não encontraram nenhuma ligação científica entre o consumo de alimentos que contêm acrilamida e o risco de câncer.

Ela complementa dizendo que, em relação aos PAHs e HCAs, os estudos em laboratório mostraram que elas podem causar mutações genéticas no DNA que, por sua vez aumentam os riscos do desenvolvimento de tumores. Essas substâncias aparecem, predominantemente, nas carnes.

HCA e PAHs são capazes de danificar o DNA somente após o corpo ter sido metabolizado por certas enzimas bioativação. 

Estudos mostraram que a atividade dessas enzimas, que são diferentes em humanos, pode estar relacionada ao risco de câncer associado à exposição a esses compostos.

Quando a carne é cozinhada na grelha ou frigideira a temperaturas superiores a 150º, trata-se principalmente de HCA. 

Ou seja, é mais provável que seja frango e bife bem cozidos, assados ​​ou grelhados. Os PAHs podem se formar de uma forma que expõe a carne à fumaça, como churrasco.

Algumas das substâncias que compõem os alimentos na airfryer podem causar câncer, que será excretado durante esse processo.

Os principais são a acrilamida, seguida pelos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos PAHs e aminas heterocíclicas HCAs. No entanto, é errado chamar as Airfryers de cancerígenas.

Achou Útil o Artigo? Compartilhe nas redes socias e ajude o nosso pequeno blog a crescer

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *