Como Cuidar do Bebê – Dicas de Maternidade
Ter um bebê é sempre um momento de muita emoção. Afinal, sua vida está prestes a mudar completamente com a chegada de um bebê. Especialmente se você for mamãe de primeira viagem.
É comum as futuras mamães fazerem inúmeros planejamentos antes do parto: escolher a maternidade onde será o nascimento, as roupinhas, o carrinho, o berço, como será o quarto, todos os brinquedos, as muitas fraldas que serão usadas, entre tantas outras coisas.
E, conforme os planos estão sendo feitos, aumenta também a ansiedade que você sente para segurar logo o bebê em seus braços.
Portanto, se você está passando por essa nova fase em sua vida, essa lista foi feita para te ajudar! Abaixo, será possível encontrar dicas valiosas para o final da gestação até os primeiros meses do seu bebê! Então, fique atento e continue lendo!
1 – Plano de Parto
O parto é, certamente, o momento em que a maternidade começa pra valer! A espera chegou ao fim, e você poderá ver seu bebê pela primeira vez.
Portanto, a gestante deve ter definido muito bem como deseja o parto (se prefere cesárea, normal ou parto humanizado) juntamente com seu médico obstetra.
Sempre tendo cuidado, e levando em conta o estado de saúde da criança e da mãe. Além de escolher também a maternidade ou hospital onde será o nascimento.
O Plano de Parto tem como finalidade, traçar os objetivos básicos que a mulher deseja ter no momento do parto como, por exemplo:
- Se vai querer ou não anestesia, no caso de parto normal;
- Quem será o acompanhante. De acordo com a lei 11.108, de 7 de abril de 2005, está determinado que toda grávida tem direito a um acompanhante de sua escolha, durante todo o tempo do trabalho de parto;
- A posição que deseja dar à luz;
- Se deseja ter uma doula no momento ou não,
- Se deseja ouvir alguma música na hora do parto ou não;
2 – Conheça a Maternidade Onde Deseja Ganhar o Bebê
Conforme já dito anteriormente, é necessário conhecer bem a maternidade que você for escolher para o parto.
Portanto, é recomendado fazer visitas a várias instalações, para saber bem como é o local e sua infraestrutura. E até mesmo conhecer as enfermeiras que ajudarão no parto.
Tente fazer percursos diferentes para chegar ao local. Dessa forma, você terá tempo de determinar qual deles chega mais rapidamente à maternidade.
Algumas maternidades não fazem o parto na banheira. Então, se você quiser dessa maneira, faça uma boa pesquisa antes, para que o local escolhido atenda à todas as suas expectativas e desejos.
Tire todas as suas dúvidas com os médicos. Pois, em algumas maternidades, mais de uma gestante pode dividir a mesma sala pré-parto. Confira se a sua é dessa maneira ou não.
3 – Fique Tranquila Quando o Bebê Chorar
Após o nascimento, quando já estiver, efetivamente, vivendo a maternidade com o bebê em casa, não se esqueça de que os bebês choram bastante.
Afinal, essa é a maneira que eles conseguem se comunicar. É a única língua que eles sabem até aquele momento!
Portanto, se acalme para não piorar ainda mais a situação da criança. Nem sempre o choro delas indica dor, fome ou cólica.
É muito normal as mamães de primeira viagem pensarem que é só por isso que os bebês choram, mas elas se enganam.
Às vezes, a criança está apenas com vontade de ficar no seu colo.
4 – Logo que o Bebê Começar a Apresentar Sinal de Sono, Coloque-o Para Dormir
Assim que o bebê apresentar os primeiros sinais de sono como, por exemplo, bocejar e coçar os olhinhos, coloque-o no berço e deixe-o descansar.
Reduza a luz ambiente, e tente colocar ou cantar uma música relaxante, para que ele pegue no sono com mais rapidez.
5 – Aproveite Para Dormir Também Sempre que Tiver Oportunidade
Descansar é preciso! Sua rotina como mãe será pesada. Afinal, você precisa alimentar o bebê, dar banho, colocar para dormir, passear, brincar, além de cuidar de si mesma!
Portanto, tire um cochilo e descanse um pouco sempre que puder! E não tenha medo de recusar visitas. Afinal de contas, você terá muito trabalho em suas mãos!
6 – Pesquise Técnicas de Como Aliviar as Cólicas
É normal se sentir desesperada, ao ver seu filho pequeno chorando e sofrendo com cólicas.
Porém, tente pensar que a sua insegurança pode trazer ainda mais desconforto para o bebê. Então, procure se acalmar primeiro.
Infelizmente, as cólicas fazem parte do amadurecimento do sistema digestivo do bebê. Portanto, aqui vão algumas dicas que ajudam a amenizar a dor causada por elas:
- Massagem Shantala: pode ser feita desde os primeiros dias de vida;
- Colocar o bebê na posição de barriga para baixo;
- Faça compressas com uma bolsa de água quente ou pano aquecido. Mas cuidado com a temperatura! Use sempre uma fralda para protegê-lo, já que a pele dos bebês é muito sensível,
- Tome um banho de balde ou use um ofurô: a água morna vai acalmar a criança. E o ambiente acolhedor, fará com que ele se sinta dentro do seu útero.
7 – Passeie Com o Bebê
Geralmente, o pediatra libera os passeios após um mês de vida. Então, o ideal é sair um pouco de casa, dando uma volta na sua rua mesmo.
Prefira passeios curtos e logo de manhã, para aproveitar o sol mais baixo. Dessa maneira, você consegue garantir a dose necessária de vitamina D.
Converse também com outras mães se encontrar alguma pelo caminho, para que você não se sinta muito sozinha também.
Evite lugares com muitas pessoas, pois o bebê pode pegar um resfriado ou gripe com muita facilidade. Afinal de contas, o seu sistema imunológico ainda é imaturo.
8 – Aprenda a Organizar a Bolsa do Bebê
Alguns itens obrigatórios na bolsa são:
- Fraldas descartáveis;
- Pomadas para evitar assaduras;
- Forro para colocar no fraldário;
- Lenços umedecidos;
- Fraldas e panos para limpar mãos e boca;
- Uma roupinha mais fresca, caso esteja calor e uma mais quente, caso faça frio;
- Mamadeira com água;
Leve tudo isso em todo lugar que for com o bebê.
9 – Em Caso de Dificuldade de Amamentar, Procure Ajuda
A amamentação varia de uma mãe para outra. A sua e do seu filho nem sempre serão iguais às de outras mulheres.
Portanto, se você estiver com alguma dificuldade, não se sinta envergonhada e nem com culpa. E não hesite em procurar ajuda do banco de leite e dos profissionais da maternidade caso precise.
O leite materno é extremamente importante para a saúde e desenvolvimento do seu filho. É indicado até os dois anos de idade.
10 – Faça Com Que o Pai Ajude Nos Cuidados Com o Bebê
Peça para que o pai da criança ajude nos cuidados com o bebê. Pois, dessa maneira, eles irão se acostumar um com o outro, além de formar um laço.
Enquanto isso, você pode aproveitar e descansar um pouco.
11 – Aprenda a Incluir o Bebê em Sua Rotina
Estabeleça um horário para a criança poder:
- Dormir;
- Acordar;
- Amamentar;
- Trocar fraldas;
- Tomar banho,
- Passear.
Dessa maneira, ele se sentirá mais seguro e calmo. E lembre-se que cada bebê tem a sua rotina. Você irá se adaptar e conhecer essa rotina com o tempo. Dessa forma, poderá criar a sua também.
Leia Mais: