É fato que os valores de muitos produtos, principalmente os eletrônicos, subiram consideravelmente no Brasil devido a inflação. E, entre a lista, o smartphone se destaca. Com isso, nunca houve tanta procura sobre a compra de celulares antigos, então, será que é um bom negócio?
Desde já respondemos que vale muito a pena e é por essa razão que fizemos esse artigo. Vamos esclarecer essas questões explicando que é possível ter um excelente modelo e ainda, dicas de como ter aquela economia e um produto seguro. Confira!
Dicas na hora da compra de um celular usado
Segundo dados da IDC Brasil, os smartphones usados representaram cerca de 7,2% do lucro das vendas no país em 2024 . Então qual o melhor celular usado para comprar? Isso irá depender do seu gosto e o quanto está disposto a pagar.
Devido aos modelos de smartphones de última geração estarem com preços exorbitantes, um exemplar de segunda mão se torna uma ótima forma para ter um mais moderno e de forma econômica. Portanto, siga as dicas para uma excelente compra! E se quiser saber mais sobre Qual o Melhor Celular Para Jogos Barato? Seu Game Em um Celular Top basta clicar aqui.
Sempre observe o estado do celular antes da compra
É uma dica óbvia, porém acredite: há muitas pessoas que não olham os mínimos detalhes e acabam se “encantando” pelo preço acessível. Não apenas avaliar se ele está apresentável, mas sim, se todos os componentes funcionam corretamente.
Ou seja, ligue o aparelho e observe como está o touchscreen. Utilize toda a tela e veja se o modelo responde bem. Não apenas riscos no visor que você deve observar, afinal, isso é o de menos. Caro mesmo é uma tela danificada.
Conexões do carregador, áudio e bluetooth também não podem ser deixados de fora na avaliação. Esses pontos servem principalmente se você adquirir o smartphone através de uma pessoa física que não conheça. É, você terá que ser chato mesmo para evitar dor de cabeça.
Por essa razão, recomendamos a compra em um estabelecimento autorizado, pois a garantia será maior caso uma surpresa indesejável surja. Porque com desconhecidos, sempre haverá o risco.
Não esqueça da vida útil da bateria
É fato que as baterias apresentam vida útil que vai perdendo a sua eficiência durante o tempo. Portanto, pergunte essa questão para o vendedor. A porcentagem indicará se você deve adquirir o modelo ou não e até negociar um desconto.
Como saber qual a porcentagem ideal da vida útil da bateria? Simples, opte sempre por modelos acima de 80% e compare no comércio. Você pode encontrar exemplares com rendimento da bateria em 70% por exemplo e o vendedor querer lhe vender com preço acima alegando que está totalmente conservado.
Não caia nessa. Embora esteja com as funções intactas, a bateria nessa faixa indica que está desgastada com o sistema operacional e forma de utilização do antigo dono. É possível adquiri-lo pelo preço mais acessível com negociação, mas observe se valerá realmente a pena.
Pesquise no mercado
Não tem para onde correr: para um bom negócio, é preciso fazer muita comparação no mercado. Portanto, não compre um celular antigo por ele parecer “uma oportunidade única”.
O conselho que damos é sempre comparar o celular usado com três fatores: o preço dele original, o desgaste da bateria e o estado de conservação. Assim, você determinará o valor final mais justo.
Então para fechar um bom negócio avalie todos os vendedores do modelo disponível. Como opção confiável via online, Lojas Americanas e Trocafone são ótimas plataformas.
Vale a pena comprar nas Lojas Americanas? Sim, pois é um mercado confiável e antes de ser adquirido o produto, eles são avaliados por técnicos especializados para assim, apresentar o valor mais justo de acordo com o estado do aparelho. O Trocafone, por sua vez, também tem sido pioneiro no quesito custo-benefício nas vendas.
Se você busca economizar sem abrir mão de ter um ótimo modelo neste ano, aposte em um celular usado, mas lembre-se, compre em lugares de confiança e estabelecimentos legalizados para um ótimo negócio!
Saiba mais: